Uma nova pesquisa realizada em nome da Wi-Fi Alliance traz revelações interessantes sobre os usuários de conexão sem fio. Diz o estudo que, embora estejam conquistando avanços na área de segurança, eles continuam deixando suas redes wireless abertas demais para intrusos.
O trabalho, conduzido em parceria com a Wakefield Research, revelou que 86% dos usuários de Wi-Fi tomaram cuidados básicos em relação à segurança e à privacidade ao configurarem seus pontos de acesso e roteadores.
No entanto, enquanto 97% das pessoas pesquisadas afirmaram que os dados de suas redes estão seguros, esses mesmos usuários somaram uma média de 66% quando perguntados a respeito de uma série de recomendações de privacidade e segurança que deveriam ser tomadas.
Cerca de 59% falharam ao usar senhas que possuíam critérios de segurança básicos, 62% desligaram a opção de compartilhamento automático e apenas 18% utilizam VPNs quando se conectam a um hotspot.
A Wi-Fi Alliance recomenda habilitar a configuração WPA2 de criptografia, criar senhas fortes para a rede (com pelo menos 8 caracteres, misturando letras e símbolos), alterá-la regularmente e desligar dispositivos de compartilhamento automático para evitar conexões com redes suspeitas. Para esse estudo, foram realizadas mil entrevistas durante o mês de agosto nos EUA.
Site: Revista Home & Casa Digital
Data: 10/10/2011
Hora: 12h
Seção: Notícias
Autor: -------
Link:
http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=7507