Opera quer levar a experiência de virar páginas dos livros para os navegadores

13/10/2011

Imagine uma internet sem barra de "scroll". No lugar dela, o conteúdo seria dividido em diferentes páginas. Todas elas seriam acessíveis por meio de gestos, como se o leitor estivesse passando as folhas de um livro. É esta a proposta apresentada por Haakon Wium Lie, CTO da Opera Software, em uma coletiva de imprensa que aconteceu esta manhã em Oslo, Noruega.

De acordo com o site CNet, o executivo demonstrou a ideia para o público presente, utilizando sites que já estão adequados à essa tecnologia. A página web de um jornal, por exemplo, foi automaticamente dividida em 3 colunas de texto, com uma foto posicionada no canto superior direito. O layout era ajustado automaticamente ao virar o tablet entre as posições "retrato" ou "paisagem". Em outra demonstração, uma versão web do livro "Alice no País das Maravilhas" foi modificada para o formato de livro.

Tudo isso é possível graças a uma linguagem chamada CSS (Cascade Styling Sheet), que permite brincar com imagens, textos e conteúdos na web de uma forma mais livre. É possível, por exemplo, definir anúncios de tela cheia para aparecer entre uma página e outra, ou modificar headers e footers para diferentes estilos de página. O código HTML seria constante e se adaptaria aos diferentes estilos de páginas. "Acho que essa é uma boa oportunidade de repensar os anúncios na web", afirmou Lie.  Apple e Adobe são algumas das empresas que vêm apostando suas fichas nessa linguagem. Já a Opera pretende oferecer total suporte à tecnologia na versão 12 Beta do seu navegador.

Site: Olhar Digital
Data: 11/10/2011
Hora: 14h06
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/opera_quer_levar_a_experiencia_de_virar_paginas_dos_livros_para_os_navegadores