Com o objetivo de ampliar a experiência no campo da computação de alto desempenho (HPC), a IBM anuncia a compra da Computing Platform, fornecedora de software de gerenciamento de cluster e grid para ambientes de computação distribuída. Os termos do acordo não foram divulgados.
De acordo com a IBM, as soluções da companhia vão ajudar as organizações a gerenciar um cluster de servidores a partir de uma máquina unificada. Clusters podem ser utilizados para realizar grandes trabalhos computacionais além da capacidade de qualquer servidor, como o monitoramento do mercado financeiro em detalhes. A consultoria IDC estima que as organizações vão investir US$ 14 bilhões para adquirir hardware e software para esse tipo de computação.
Os software da Computing Platform é usado em setores como serviços financeiros, manufatura, mídia digital, governo e pesquisa. A empresa tem mais de 2 mil clientes, incluindo Citigroup, Red Bull Racing, Universidade de Tóquio, e a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (do inglês Cern).
Na visão de Charles King, presidente e analista principal da Pund-IT, a compra é uma jogada inteligente da IBM já que ela pode usar as tecnologias da Computing Plataform de várias maneiras. As plataformas podem desempenhar papel-chave na estratégia da IBM para construir serviços de cloud multiplataforma.
King também observa que a IBM fez uma parceria com a Platform para a oferta de HPC e grid durante a última década e a tecnologia da companhia é altamente complementar à da IBM. "Foi um longo namoro", analisa King.
As operações da Computing Platform, que emprega 500 funcionários em todo o mundo, serão integradas ao IBM Systems and Technology Group. A IBM espera finalizar a compra até o final deste ano.
Site: Computerworld
Data: 11/10/2011
Hora: 15h21
Seção: Negócios
Autor: Joab Jackson
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/10/11/ibm-adquire-platform-computing-para-ampliar-atuacao-na-nuvem/