Apenas 2% dos problemas de segurança são provenientes de problemas internos, segundo uma pesquisa realizada por uma universidade do Reino Unido.
Vazamentos internos de dados podem deixar os responsáveis da área de segurança preocupados, mas são um acontecimento raro, segundo uma análise feita por uma universidade do Reino Unido.
No Relatório de Investigações de Vazamentos do Reino Unido, a Universidade de Bedfordshire analisou dados sobre acidentes registrados pela companhia forense 7Safe e concluiu que a maioria dos problemas veio de fontes externas.
Dos 62 vazamentos investigados pela 7Safe em vários setores, 80% tiveram origem em fontes externas, 18% vieram de parceiros de negócios e apenas 2% foram referentes a problemas internos.
Cerca de 70% das falhas de segurança aconteceram no setor de varejos, principalmente em comércio eletrônico, seguido pela área de finanças, com 7%, serviços e TI com 4% e conselhos com 2%.
Em 85% dos casos, a 7Safe identificou as informações comprometidas como pagamentos e dados de cartões. Além disso, a principal rota para a violação foi por meio de ataques não sofisticados contra bancos de dados.
Serviços de hospedagem compartilhada também foi um tema comum, no qual um cracker descobre uma falha em um website e usa a mesma vulnerabilidade para atacar outros sites no mesmo host.
Site: Computerworld
Data: 01/02/2010
Hora: 18h17
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/02/01/vazamentos-internos-de-informacoes-sao-raros-diz-estudo/