Motorola será dividida em duas empresas no começo de 2011

18/02/2010

Uma das unidades cuidará de dispositivos móveis e entretenimento doméstico, enquanto outra focará no setor corporativo.

A Motorola confirmou a separação em duas empresas diferentes no primeiro trimestre de 2011, uma focada em celulares e dispositivos de entretenimento e outra dedicada a produtos de comunicação corporativa, segundo comunicado divulgado pela fabricante na quinta-feira (11/2).

Os dois executivos da empresa, Sanjay Jha e Greg Brown, vão liderar as novas unidades. Jha foi nomeado CEO da Motorola’s Mobile Devices and Home, enquanto Brown ficará com a Enterprise Mobility Solutions and Network.

A Mobile Devices e Home continuará com a marca Motorola e licenciará seus royalties gratuitamente para a divisão corporativa, informou a companhia. O conselho da empresa apoia o plano de divisão, de acordo com comunicado divulgado.

Atualmente, a Motorola conta com três unidades de negócios: dispositivos móveis, soluções empresariais e mobilidade e rede caseira. A última faz aparelhos set-top-box, sistemas de vídeo e infraestrutura para cabos e redes de operação móvel. A reorganização planejada vai dividir esse setor e entregará o comando dos sistemas domésticos para a nova fabricante de celulares e a parte de infraestrutura para a área corporativa.

Prejuízo com celulares

As operações de dispositivos móveis da Motorola, o principal negócio da empresa, ficaram aquém do esperado devido ao crescimento de fortes concorrentes como a Apple. A empresa afirmou durante anos sobre separar a unidade, que compete na arena de consumo, de outros negócios da companhia que vendem soluções corporativas. No quarto trimestre de 2009, as vendas de dispositivos móveis tiveram prejuízos operacionais de 132 milhões de dólares.

“Como companhias independentes focadas em gerenciamento operacional e flexibilidade estratégica, cada empresa terá oportunidade de sucesso nas indústrias respectivas e a criação de valorização a longo prazo para os acionistas”, disse Brown.

Ao combinar a divisão de dispositivos móveis e de equipamentos de entretenimento doméstico, a Motorola ajudará a entregar experiências “em múltiplas telas”. O esforço da empresa é permitir que consumidores vejam conteúdos em telefones, em outros terminais sem fio e em equipamentos domésticos, segundo Jha.

“Consumidores vão experimentar experiências uniformes para descobrir, consumir, criar e compartilhar conteúdo, assim como conectividade e colaboração social quando quiserem e onde quiserem”, disse Jha.

A Enterprise Mobility Solutions and Networks vai incluir a infraestrutura para operadoras da Motorola assim como aparelhos de comunicação corporativa, segundo Brown.

A América do Norte será o principal mercado para as novas empresas, como é hoje, onde a Motorola também tem uma posição forte. A empresa também vê oportunidades de crescimento na China e na Europa.

Site: Computerworld
Data: 12/02/2010
Hora: 11h52
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/02/12/motorola-confirma-divisao-em-2-empresas-para-comeco-de-2011/