EUA e Europa dão aval para acordo de Microsoft e Yahoo

19/02/2010

Departamento de Justiça dos EUA e a Comissão Europeia não impuseram condições; acordo inclui licenciamentos e partilha da receita publicitária.

O Departamento de Justiça dos EUA e a Comissão Europeia aprovaram nesta quinta-feira (18/2), sem imposição de condições, os planos da Microsoft e da Yahoo de trabalharem juntas no campo da busca na web.

A Microsoft vai adquirir uma licença exclusiva de 10 anos das tecnologias de busca do Yahoo. A empresa também vai contratar a busca web da Yahoo e a equipe de publicidade em buscas.

Em relação ao Yahoo, a Microsoft se tornará a provedora exclusiva de busca de internet e de publicidade em buscas. Em troca, a Microsoft irá reter 12% da receita gerada com buscas pelo Yahoo e por seus sites parceiros durante os primeiro cinco anos do acordo, pagando 88% ao Yahoo como custo de aquisição de tráfego.

As atividades da Microsoft e da Yahoo na busca web e em publicidade nas buscas online são muito limitadas, e suas participações de mercado, somadas, não superam 10%. O Google, em contraste, geralmente goza de participações de mercado acima de 90%, disse a Comissão em um comunicado.

Além de olhar para o mercado de busca a partir da perspectiva dos usuários, a Comissão também examinou o impacto potencial da fusão nos diferentes competidores do mercado, como anunciantes, editoras online e distribuidores de tecnologias de busca.

A Comissão disse que a investigação mostra que os participantes do mercado esperam que o acordo entre Microsoft e Yahoo "aumente a competição em busca na web e em publicidade nas buscas, ao permitir que a Microsoft se torne um concorrente mais forte diante do Google".

A Microsoft recebeu bem o consentimento regulatório. "Apesar de estarmos no começo deste processo, nós atingimos um marco importante", disse o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, em comunicado. "Eu acredito que, juntas, a Microsoft e o Yahoo vão oferecer mais possibilidade de escolha, melhor valor e mais inovação aos nossos clientes, bem como aos anunciantes e às editoras".

"Esta aliança única em buscas na web significa que o Yahoo poderá centrar ainda mais seu foco em uma experiência de busca inovadora", disse a CEO do Yahoo, Carol Bartz, no mesmo comunicado.

"O Yahoo poderá se dedicar ao que fazemos melhor: combinar nossa ciência e nossa tecnologia com conteúdos atraente s para construir uma experiência online pessoal e relevante para nossos usuários e clientes", ela acrescentou.

O acordo foi anunciado em julho do ano passado. À época, as empresas disseram que poderia levar dois anos para a implementação completa da parceria.

Site: Computerwolrd
Data: 18/02/2010
Hora: 15h45
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/02/18/eua-e-europa-dao-aval-para-acordo-de-microsoft-e-yahoo/