Em vez de focar a atuação no corte de custos, CIOs devem direcionar esforços ao desenvolvimento de inovação, retenção de clientes finais, aumento da participação da companhia no mercado e geração de novos negócios e receitas
Diferente da experiência vivida em 2009, quando as empresas buscavam cortar custos a qualquer preço, os executivos que comandam as áreas de TI atualmente devem direcionar seus esforços ao desenvolvimento da inovação, conquista e retenção de clientes finais, aumento da participação da companhia no mercado e geração de novos negócios e receitas.
No entanto, de acordo com a vice-presidente do programa executivo da consultoria Gartner, Ione Coco, menos de 10% dos CIOs brasileiros têm as iniciativas citadas como prioridades de atuação. “Isso porque a maioria das empresas não integra ou facilita o contato entre as áreas de TI e as de atendimento ao cliente e grande parte dos CEOs não têm a consciência das melhorias que o departamento de tecnologia pode gerar”, afirma ela.
No Brasil, a especialista destaca que os setores que mais se aproximam do novo modelo ideal de gestão da TI são varejo e finanças. “Principalmente no fim do ano, é possível ver CIOs de grandes varejistas circulando pelas lojas e desenvolvendo técnicas para melhor atender os clientes”, diz Ione, que complementa: “O mesmo acontece com os bancos, cujos líderes de tecnologia visitam as agências regularmente como se fossem clientes”.
Porém, para descrever o que consideraria a melhor iniciativa de TI no pós-crise, ela cita o exemplo de uma empresa norte-americana, na qual três colaboradores do departamento são designados exclusivamente para circular pela companhia, conhecer as dificuldades dos funcionários e checar os índices de satisfação dos clientes.
Com uma iniciativa tão simples, toda a organização mudou a visão que possuía sobre o departamento de tecnologia, levantando o moral de seus profissionais e melhorando o dia a dia operacional das outras áreas, bem como a experiência dos consumidores com a companhia.
Site: CIO
Data: 22/02/2010
Hora: 10h05
Seção: Gestão
Autor: Patrícia Lisboa
Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2010/02/19/2010-exige-virada-de-chave-na-estrategia-de-ti/