PCs portáteis começam a ser mais acessíveis às classes mais pobres, aponta IDC

02/03/2010

Em 2009, além do aumento de venda de computadores desktops para a classe C, houve crescimento de venda de computadores portáteis (notebooks e netbooks) para este público, apontou o estudo Brasil Quarterly PC Tracker, da consultoria IDC. O levantamento ainda mostrou que no ano passado foram comercializados 11 milhões de computadores vendidos, sendo que o último trimestre foi o mais aquecido, com 3,1 milhões de unidades vendidas.

Nos anos de 2007 e 2008, a classe C estava começando a ter acesso aos desktops, enquanto as classes A e B compravam os primeiros notebooks. Porém, através de incentivos dados pelo governo, os computadores, até mesmo os portáteis considerados caros, começaram a ficar mais acessíveis e apresentaram crescimento de 20% no mercado doméstico em comparação a 2008.

“Medidas tomadas pelo governo como a isenção de tributos e impostos para o segmento de PCs e a facilidade de novas linhas de crédito, principalmente no varejo e nos programas nacionais de inclusão digital para professores, propiciaram esse crescimento”, explicou o analista do IDC, Luciano Crippa.

Por mais que tenha havido o crescimento na venda de equipamentos portáteis, houve redução, de modo geral, no mercado de computadores no país. A diminuição foi de 6,4% comparado a 2008.

De acordo com Crippa, a queda foi ocasionada pelas oscilações de câmbio e a crise financeira. “As empresas (em função da crise) cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011”.

A expectativa da consultoria é que o mercado total de PCs no Brasil cresça 16% em 2010, atingindo 12,8 milhões de unidades vendidas.

Site: UOL Tecnologia
Data: 01/03/2010
Hora: 15h40
Seção: Últimas Notícias
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