País ajudou a reduzir o impacto da crise econômica na América Latina, região que fechou com queda de 0,6%, enquanto a operação global caiu 8%.
As vendas de software e suporte da SAP no Brasil cresceram 3% em 2009, comparado com os volumes de 2008. O mercado brasileiro ajudou a companhia a reduzir os impactos da crise econômica na América Latina, que fechou o ano com decréscimo em seus negócios de 0,6%. A companhia não divulga os valores de receita por país. O faturamento global total foi de 10,6 bilhões de euros com queda de 8% em comparação com o exercício anterior.
Segundo afirmou o presidente da SAP para a América Latina, Rodolpho Cardenuto, durante o SAP Forum 2010, o Brasil foi o país da região que menos sofreu com a desaceleração da economia em 2009. Como o mercado brasileiro responde por aproximadamente 50% dos negócios da produtora alemã de sistemas de gestão empresarial (ERP), no continente latino-americano, o executivo afirma que seus resultados positivos compensaram a queda das outras subsidiárias da região.
O Brasil fechou 2009 com 2.285 clientes, sendo que destes 309 foram usuários novos. O presidente da SAP Brasil, Luís César Verdi, atribuiu ao crescimento, principalmente aos investimentos da filial em explorar novos segmentos de mercado, como setor público e financeiro. Outro fator que somou foi o reforço da estratégia da companhia para aumentar sua penetração no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), nicho que já representa 30% dos negócios da subsidiária.
Verdi diz que o Brasil tem muito potencial de crescimento e que muitos segmentos vão demandar por soluções de gestão para atender as demandas do mercado. Ele aponta setores como o financeiro e o de agronegócio. Muitas empresas que atuam nessas áreas estão em busca da internacionalização e para terem vantagem competitiva no exterior vão precisar rever processos, o que segundo o executivo abre espaço para venda não apenas de ERP como também de ferramentas que dão inteligência aos negócios.
“Os gestores vão precisar cada vez mais de informações granulares em sua mesa para tomar decisões”, afirma Verdi, que tem meta de transformar a SAP Brasil na terceira maior operação do grupo no mercado mundial, no prazo de cinco anos. Sua estratégia para vencer esse desafio é a ampliação da filial no segmento de PMEs, exploração de novos segmentos da economia e expansão da operação para outras regiões do País. É prioridade da empresa aumentar a penetração nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.
Site: Computerworld
Data: 10/03/2010
Hora: 18h12
Seção: Negócios
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/03/10/vendas-da-sap-brasil-cresceram-3-em-2009/