Mesmo com a crise financeira, os fabricantes de chips se encontram no melhor momento dentre os últimos nove anos quando o assunto é lucratividade, refletindo que esta indústria aumentou a agressividade no gerenciamento de custos, capacidade e posição competitiva, segundo análise da iSuppli.
A lucratividade operacional dos fornecedores globais de semicondutores cresceu para 21,4% no quarto trimestre de 2009, o maior índice desde o quarto trimestre de 2000, quando foi de 24,7%. A consultoria frisou que a lucratividade do setor cresceu em 2009, subindo ao longo do ano, após atingir um nível negativo de 5,3% no primeiro trimestre do ano passado.
De acordo com a iSuppli, este avanço na rentabilidade foi impulsionado, além da recuperação tanto da economia mundial quanto da própria indústria, pelas estratégias e mudanças estruturais protagonizadas pela indústria de semicondutores.
“As empresas do setor reagiram rapidamente e agressivamente para amenizar os efeitos da crise financeira, reduzindo os custos e elevando o fluxo de caixa”, afirmou Derek Lidow, presidente e CEO da iSuppli, ressaltando que estas alterações proporcionaram às companhias equilibrar a produção, evitando situação de super fabricação e, assim, conseguindo recuperar os preços para permitir o aumento da lucratividade.
Segundo a iSuppli, após recuar 5,4% no primeiro trimestre, os preços dos chips se equilibraram no segundo trimestre e posteriormente tiveram incremento de 2,2% e 2,7% no terceiro quarto trimestres, respectivamente.
Site: TI Inside
Data: 15/03/2010
Hora: 14h19
Seção: ------
Autor: ------
Link: http://www.tiinside.com.br/15/03/2010/industria-de-chips-atinge-maior-nivel-de-lucratividade-em-nove-anos/ti/171575/news.aspx