4ª Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação

29/03/2010

Começa em 30 de março a 4ª Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Vitória, Espírito Santo. São dois dias de trabalhos com exposições de temas relacionados à TI. O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Aureliano N. da Costa, afirma que o evento será um marco referencial no que tange aos aspectos de ciência, pesquisa e inovação em toda a dimensão que diz respeito à região sudeste. 

O presidente do SEPRORJ, Benito Paret, coordenará, no primeiro dia da Conferência, da mesa de trabalho intitulada “Tecnologia da Informação e Comunicação”. Paret mostrará o papel da TI funciona um instrumento de inovação e inclusão social.

No primeiro aspecto, a TI funciona como um incremento transversal, porque é propulsora da inovação em todas as atividades econômicas, mudando processos e aumentando a competitividade. Por meio da Tecnologia da Informação é possível, ainda, melhorar a inteligência empresarial, com novas estratégias para mapear e explorar bases de dados estruturados e não estruturados; criar cenários de mudanças nos modelos e práticas empresariais e relações sociais (interatividade, tecnologias de realidade virtual, soluções de cloud computing); e inserir o país na sociedade do conhecimento, através da banda larga.

Já no aspecto da inclusão social, a TI proporciona uma educação distribuída, com o uso de ferramentas que permitem criar e disponibilizar conteúdos interativos na web; facilita e torna mais eficiente o acesso aos serviços oferecidos pelos governos; torna a administração pública mais transparente, pois os cidadãos podem acompanhar gastos e a atuação de seus representantes; e a TI também pode contribuir na preservação e valorização da cultura nacional.

O presidente do SEPRORJ apresentará as seguintes propostas para discussão pelo grupo de trabalho: considerar a computação como um dos pilares básicos do conhecimento da ciência em todos os níveis de evolução; escolha das áreas de subvenção econômica baseada em critérios de demandas reais da sociedade brasileira, com critérios claros de seleção que fomente efetivamente a inovação; novos modelos de produção e distribuição de conteúdos nacionais levando em conta as novas tecnologias de convergência de mídias; desburocratização das linhas de financiamento, melhorando as condições de acesso de recursos para as MPEs; isonomia nos incentivos concedidos as empresas exportadoras de TI, visando ampliar a participação das empresas nacionais no mercado interno; Plano Nacional de Banda Larga que crie uma infraestrutura adequada com acesso à internet para todos, através de um modelo público versus privado. As propostas têm o objetivo de instruir uma política pública que incentive e fortaleça a Tecnologia da Informação atendendo aos novos desafios. Para mais informações sobre a 4ª Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, acesse: www.crcti-sudeste.com.br