Para ampliar a capacidade de suas redes e melhorarem a qualidade do serviço - cada vez mais demandado por causa da transmissão de dados - a AT&T, nos EUA, e a Vodafone, na Grã Bretanha, já vendem a tecnologia femtocell, que permite levar a infraestrutura para a casa ou escritório do usuário, por US$ 150.
Segundo dados da consultoria iSuppli em 2009 foram vendidas 571 mil antenas de femtocells. Este ano, já há a previsão de comercialização de 1,9 milhão. Em 2013, com o incremento da banda larga móvel, esse número passará para 39,6 milhões.
As antenas femtocells são pequenas e permitem que o usuário monte uma rede para se conectar à infraestrutura da operadora. Dessa forma, se reduz a possibilidade de gargalo na rede de Terceira Geração e há uma melhoria da qualidade de conexão. No Brasil, para o uso das femtocells, as operadoras terão de aguardar a regulamentação da Anatel.
Mas não é uma tarefa simples para as operadoras lidarem com as femtocells. As teles ainda estudam qual será a melhor maneira de comercializar a tecnologia - venda direta da antena ao consumidor - como acontece, agora, no uso pioneiro das antenas, ou o comodato, com o custo embutido no contrato de fidelização de serviço.
Site: Convergência Digital
Data: 29/03/2010
Hora: 15h45
Seção: Terceira geração
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Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22130&sid=17