Fabricante do BlackBerry faturou 4,08 bilhões de dólares no período, mas analistas esperavam 4,31 bilhões; cotação da ação nos EUA teve queda.
A Research in Motion ainda lidera na América do Norte e tem crescido no resto do mundo, mas seus resultados trimestrais desapontaram analistas preocupados com a dura competição enfrentada pela empresa nos mercados em que atua.
As receitas da RIM no trimestre fiscal encerrado em 27 de fevereiro alcançaram 4,08 bilhões de dólares, 18% a mais que as do mesmo período do ano passado. Isso desapontou os analistas, que esperavam 4,31 bilhões em receitas, de acordo com pesquisa feita pela Thomson Reuters.
O lucro líquido do trimestre foi de 710,1 milhões, superior aos 518,3 milhões obtidos no período equivalente do ano anterior.
A RIM entregou 10,5 milhões de celulares no trimestre, para um total de 37 milhões durante o ano fiscal. A marca faz do BlackBerry o smartphone mais vendido dos EUA no fechamento do ano de 2009, segundo a RIM. O total de assinantes BlackBerry chegou a 41 milhões no fim do trimestre, mais que os 36 milhões do fim do trimestre anterior.
Desafio no varejo
A RIM continuou a crescer mesmo diante da dura competição da Apple e de novos concorrentes. Mas alguns analistas duvidam da capacidade da empresa de permanecer na dianteira, em parte porque a RIM tem tradicionalmente mirado quase exclusivamente nos usuários corporativos, e um pouco da onda de crescimento em smartphones vem dos consumidores de varejo.
A RIM afirmou estar trabalhando duro para vender seus aparelhos para consumidores de varejo, e disse que vem tendo algum sucesso. Os produtos BlackBerry estão expandindo seu apelo para novos grupos demográficos, particularmente os jovens fascinados por tecnologia, disse Jim Balsillie, copresidente da RIM, em seu pronunciamento para comentar os resultados fiscais. Eles são atraídos pela facilidade de digitação do teclado, pela natureza viral do sistema de mensagens dos BlackBerry e pelas novas opções de preço, especialmente com os planos pré-pagos, disse o executivo.
A empresa também tem tido sucesso ao atrair quem nunca teve um smartphone, um segmento estrategicamente importante porque permite à empresa construir uma relação de lealdade para o resto da vida, afirmou.
Mercados externos
Além dos novos segmentos demográficos, o crescimento da RIM tem sido impulsionado por mercados externos. No quarto trimestre, 38% dos assinantes vieram de mercados de fora dos EUA - no mesmo período do ano passado, esse índice foi de 35%.
A RIM espera alcançar resultados ainda melhores no trimestre atual, que termina em 29 de maio, e tem esperanças ainda maiores para o trimestre seguinte. "Nós temos diversos produtos novos em software e hardware para o ano fiscal de 2011", disse Balsillie. Esses produtos, completou, deverão aumentar a demanda por aparelhos a partir do segundo semestre.
Para o trimestre que se encerrará em 29 de maio, a RIM espera apresentar receitas entre 4,25 milhões e 4,45 milhões, e conquistar de 4,9 milhões a 5,2 milhões de novos assinantes.
As ações da RIM foram comercializadas a 71,01 dólares no mercado pós-fechamento nesta quarta-feira, representando uma queda diante da cotação de 73,97 dólares do fim das negociações regulares.
Site: Computerworld
Data: 31/03/2010
Hora: 22h02
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/03/31/receita-da-rim-no-trimestre-aumenta-mas-decepciona-mercado/