Projeto promete "transformar" softwares em open source

05/04/2010

Chamada de Prefab, a ferramenta pode alterar o comportamento dos programas proprietários.
Pesquisadores da Universidade de Washington estão trabalhando em um projeto que pode fazer com que qualquer software proprietário se comporte como um produto de código aberto.

“A Microsoft e a Apple não vão divulgar o código de seus programas. Mas eles criam softwares que colocam pixels na tela. Se conseguimos modificar esses pixels, então somos capazes de mudar o comportamento aparente dos programas”, afirma o professor de engenharia e ciências da computação James Fogarty.

Quase tudo que é visto na tela de um computador é feito de blocos pré-fabricados de código. A ferramenta, chamada Prefab, procura esses blocos até 20 vezes por segundo e altera o comportamento deles.

Fogarty tem trabalhado no software há dois anos em conjunto com o estudante de doutorado de ciências da computação e engenharia Morgan Dixon, da Universidade de Washington.

Dixon descreve a possibilidade de personalização do Prefab. “Estou usando um programa que gosto, e vou adicionar recursos de outro programa que também gosto para ter uma interface mais unificada.”

A maior parte do software já está concluída, mas Dixon e Fogarty ainda estão desenvolvendo o Prefab e explorando opções para comercializar o produto.

A ferramenta não revela ou manipula o código fonte dos programas, já que não é possível acessá-lo em softwares proprietários. Ela apenas manipula e combina o que é visível na tela do computador. “Mesmo se for um menu seis camadas abaixo, se seus olhos podem vê-lo, o Prefab também pode”, afirmou Fogarty.

O pesquisador apresentou alguns exemplos de recursos do Prefab, como técnicas de apontamento consciente de alvo ,como o cursor bolha, que ajusta o tamanho do cursor para que ele sempre capture o alvo mais próximo. Ao invés de clicar diretamente em um botão, o cursor bolha permite aos usuários clicar estando apenas próximo a ele, algo que pode ser útil para  ajudar pessoas com deficiências.

Fogarty planeja demonstrar sua tecnologia no dia 14 de abril, na conferência Computer Human Interface, que será realizada em Atlanta,  nos Estados Unidos. Uma das demonstrações usará o Adobe Photoshop e envolve a criação de previews múltiplos de um único arquivo de imagem.

Site: IDG Now!
Data: 01/04/2010
Hora: 11h55
Seção: Computação Pessoal
Autor: Nick Barber
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/04/01/projeto-promete-transformar-softwares-em-open-source/