Pesquisa revela prioridades em TI para 2010

07/04/2010

O relatório da Gartner EXP sobre CIOs, “Liderando em tempos de transição: A Agenda de 2010 para o CIO”, representa a análise mais abrangente das prioridades das empresas e as estratégias dos CIOs. O estudo inclui respostas de 1.586 diretores de TI, que representam mais de US$ 126 bilhões em gastos dos setores corporativos e públicos em 41 países.

Mesmos níveis de 2005 - O ano de 2009 foi o mais desafiador para TI desde o início da pesquisa, em 1999. Os CIOs enfrentaram vários cortes de orçamento que encerraram quatro anos de aumentos, gerando aos executivos, basicamente, os mesmos níveis de recursos que tiveram em 2005. Embora haja alguns sinais de recuperação nas projeções para 2010, elas não irão ultrapassar os cortes do ano passado. “Esse cenário começa a mudar em 2010 à medida que a economia passar da recessão para a recuperação e as organizações passarem da eficiência via corte de custos para produtividade que crie valor”, afirma o vice-presidente e diretor de pesquisa do Gartner EXP, Mark McDonald.

 “Com a transição, a empresa e a TI terão a oportunidade de se reposicionar e explorar as severas medidas corretivas tomadas durante a recessão”, diz McDonald. “Os CIOs vêem 2010 como uma oportunidade de acelerar a transição de TI, passando de uma função de suporte para um contribuinte estratégico focado na inovação e nas vantagens competitivas. Eles queriam esta transformação há anos, mas só recentemente as mudanças econômicas, estratégicas e tecnológicas fizeram com que ela fosse viável”.

Os resultados da pesquisa do Gartner EXP com CIOs mostram que, no curto prazo, as expectativas das empresas e as estratégias dos CIOs parecem estáveis, com um foco contínuo no aprimoramento dos processos de negócio, redução dos custos e analítica.

Confira as dez prioridades de negócios e de tecnologia em 2010 apontadas pelo Gartner:

10 prioridades de negóciosRanking10 prioridades de tecnologiaRanking
Aprimoramento dos processos de negócio1Virtualização1
Redução dos custos da empresa2Cloud computing2
Aumento do uso da informação/analítica3Web 2.03
Melhorar a eficácia da força de trabalho das empresas4Networking, voz e comunicação de dados4
Atrair e reter novos clientes5Business Intelligence

5

Gerenciar iniciativas de mudanças6Tecnologias móveis

6

Criar novos produtos ou serviços (inovação)7Gerenciamento e storage de dados/documentos7
Mirar clientes e mercados de forma mais eficaz8Aplicações e arquiteturas orientadas às aplicações8
Consolidar as operações da empresa9Tecnologias de segurança9
Expandir relacionamentos com clientes atuais10Gerenciamento de TI10

Site: Portal VoIT
Data: 06/03/2010
Hora: 11h31
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://voit.uol.com.br/?p=interna&id=4215