O relatório da Gartner EXP sobre CIOs, “Liderando em tempos de transição: A Agenda de 2010 para o CIO”, representa a análise mais abrangente das prioridades das empresas e as estratégias dos CIOs. O estudo inclui respostas de 1.586 diretores de TI, que representam mais de US$ 126 bilhões em gastos dos setores corporativos e públicos em 41 países.
Mesmos níveis de 2005 - O ano de 2009 foi o mais desafiador para TI desde o início da pesquisa, em 1999. Os CIOs enfrentaram vários cortes de orçamento que encerraram quatro anos de aumentos, gerando aos executivos, basicamente, os mesmos níveis de recursos que tiveram em 2005. Embora haja alguns sinais de recuperação nas projeções para 2010, elas não irão ultrapassar os cortes do ano passado. “Esse cenário começa a mudar em 2010 à medida que a economia passar da recessão para a recuperação e as organizações passarem da eficiência via corte de custos para produtividade que crie valor”, afirma o vice-presidente e diretor de pesquisa do Gartner EXP, Mark McDonald.
“Com a transição, a empresa e a TI terão a oportunidade de se reposicionar e explorar as severas medidas corretivas tomadas durante a recessão”, diz McDonald. “Os CIOs vêem 2010 como uma oportunidade de acelerar a transição de TI, passando de uma função de suporte para um contribuinte estratégico focado na inovação e nas vantagens competitivas. Eles queriam esta transformação há anos, mas só recentemente as mudanças econômicas, estratégicas e tecnológicas fizeram com que ela fosse viável”.
Os resultados da pesquisa do Gartner EXP com CIOs mostram que, no curto prazo, as expectativas das empresas e as estratégias dos CIOs parecem estáveis, com um foco contínuo no aprimoramento dos processos de negócio, redução dos custos e analítica.
Confira as dez prioridades de negócios e de tecnologia em 2010 apontadas pelo Gartner:
10 prioridades de negócios | Ranking | 10 prioridades de tecnologia | Ranking |
---|---|---|---|
Aprimoramento dos processos de negócio | 1 | Virtualização | 1 |
Redução dos custos da empresa | 2 | Cloud computing | 2 |
Aumento do uso da informação/analítica | 3 | Web 2.0 | 3 |
Melhorar a eficácia da força de trabalho das empresas | 4 | Networking, voz e comunicação de dados | 4 |
Atrair e reter novos clientes | 5 | Business Intelligence | 5 |
Gerenciar iniciativas de mudanças | 6 | Tecnologias móveis | 6 |
Criar novos produtos ou serviços (inovação) | 7 | Gerenciamento e storage de dados/documentos | 7 |
Mirar clientes e mercados de forma mais eficaz | 8 | Aplicações e arquiteturas orientadas às aplicações | 8 |
Consolidar as operações da empresa | 9 | Tecnologias de segurança | 9 |
Expandir relacionamentos com clientes atuais | 10 | Gerenciamento de TI | 10 |