Cloud computing: ausência de formatos gera frustração

12/04/2010

No começo, era tudo sobre as ofertas da nuvem, mas agora os clientes estão dando mais atenção ao que falta à tecnologia, como padrões para segurança de dados.

Os usuários da computação em nuvem estão mudando o foco de suas atenções do que a tecnologia oferece para o que falta nela. Que ela oferece escalabilidade e pode ser muito melhor em termos de disponibilidade, todo mundo sabe. A lista do que está ausente à tecnologia, no entanto, parece estar crescendo a cada dia.

A computação em nuvem não tem padrões sobre gestão de dados e práticas de segurança. Não especifica, nem mesmo, se um vendedor tem a obrigação de dizer aos usuários se os dados estão sendo armazenados no país da empresa ou não. E a indústria está apenas começando a tratar destas questões por meio de grupos, como a Cloud Security Alliance.

A indústria da computação em nuvem tem algumas características de uma cidade do velho oeste, mas o nome do salão local é Frustração. Essa palavra parece estar sendo cada vez mais adotada nas discussões, especialmente durante a conferência SaaScon 2010, realizada nesta semana.

A frustração sobre a falta de padrões cresce conforme os serviços baseados na nuvem penetram nas empresas. Um exemplo é a companhia de viagens Orbitz LLC, que trabalha com uma variedade de negócios e ofertas de serviços, como agendamento de partidas de golfe, reservas de shows e cruzeiros.

Como muitas companhias que adotaram aos serviços da nuvem, a Orbitz é tanto uma provedora como um usuário da oferta de software baseado na nuvem como serviço (SaaS). O chefe de segurança da informação da companhia, Ed Bellis, dá credito aos serviços SaaS, em particular por ter permitido o crescimento da empresa por meio da concentração em suas competências centrais.

Mas, ao oferecer serviços SaaS, a Orbitz precisa lidar com uma série de requerimentos de diligência entre os consumidores que estão “por todo lado” e variam amplamente para incluir audições no site e inspeções no data center, segundo Bellis.

Uma solução potencial é um padrão de segurança de dados, em desenvolvimento pela Cloud Security Alliance, que exporia os dados em um formato comum e daria aos consumidores uma compreensão do que é exatamente “nossa postura de segurança hoje”, completou Bellis.

Se um acordo for obtido em um padrão como este, “seria perfeito”, disse Bellis, e “cortaria um terço do nosso serviço interno devido a diligência”. Mas ele não sabe quando esse padrão será alcançado por causa do trabalho necessário para obter um grande número de usuários e provedores interessados.

Na conferência SaaScon, a necessidade por acordos de indústria foi visível. Enquanto a ideia dos serviços baseados na nuvem é a flexibilidade, capacidade de escala rápida e servidores a disposição, os contratos com as vendedores podem ser tudo, menos flexíveis, conforme nota o vice-presidente das operadoras de serviço de prescrição e-Doctor Dispense LLC, Keith Waldorf.

Waldorf discutiu uma provedora de serviço com a qual trabalhou e atualizou serviços, mas seu acordo de nível de serviço (SLA) o manteve limitado a utilizar apenas os softwares e hardwares que constavam no contrato.

Esses tipos de acordos oferecidos por provedores de nuvem “estão por toda a parte e são do interesse do vendedor”, afirmou Waldorf. Desde então, ele moveu seus serviços para a StrataScale Inc, que lhe oferece hardware gerenciado virtualmente.

Site: Computerworld
Data: 09/04/2010
Hora: 11h148
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/04/09/cloud-computing-ausencia-de-formatos-e-frustracao/