Empresa alerta para falso antivírus da ameaça FAKEAV

28/04/2010

Os TrendLabs, centros de pesquisas da multinacional especializada em segurança virtual Trend Micro, observaram que criminosos digitais empregam o mecanismo de busca Blackhat a fim de criar páginas de entrada para o cavalo de troia FAKEAV. Por meio desse recurso, a vítima é direcionada a uma página de hospedagem, com uma mensagem que solicita a conferência dos resultados de uma falsa verificação do computador, a fim de induzi-la a comprar um antivírus malicioso.
 
Páginas iniciais são ligadas a outras, permitindo que as maliciosas apareçam nos primeiros resultados de uma busca. Dessa forma, os internautas são induzidos a clicar em links maliciosos por meio do conteúdo copiado de outros sites legítimos e populares, de assuntos em destaque facilmente identificáveis no Google Trends ou Twitter. Os redirecionamentos ajudam a ocultar as URLs reais da página de destino final, que hospeda os resultados da verificação falsa.
 
Tais páginas frequentemente são hospedadas em um site individual ou de algum provedor de hospedagem na Internet. Geralmente apresentam o seguinte formato: http://<nome do domínio>/<caminho>/arquivo.php?<chave>=<palavra buscada>.

Site: Inter IT
Data: 27/04/2010
Hora: 13h
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://www.interit.com.br/interna.php?p=sn&id=1524