BI: SAP supera a Oracle. IBM e Microsoft desafiam os líderes

30/04/2010

O faturamento mundial do mercado de software de Business Intelligence (BI), aplicações analíticas e gerenciamento de desempenho (PM) ultrapassou US$ 9,3 bilhões em 2009, um aumento de 4,2% em relação ao faturamento de US$ 8,9 bilhões de 2008, aponta o Gartner.

“Ainda que o crescimento tenha ficado longe dos níveis de 2008, e de forma alguma imune à recessão, BI mostrou que não é tão cíclico como muitas outras áreas de software e registrou um crescimento saudável em um dos anos mais difíceis na história da indústria de software”, afirma o analista de pesquisas sênior do Gartner, Dan Sommer.

“Em sua maioria, as organizações continuaram seus projetos de BI, esperando a viabilização de cortes de custos e melhorias da produtividade e agilidade na tomada de decisões", complementou o analista.

Os cinco principais fornecedores continuam com a maior parte do mercado, com 71% de participação. “Como o segmento de TI está se consolidando, geralmente os gastos com BI são direcionados para poucos players estratégicos. No entanto, os fornecedores centrados em aplicações não tiveram o mesmo momento de aumento das vendas, como ocorreu em 2008”, aponta Sommer.

A SAP foi a fornecedora líder no faturamento mundial de software para BI, aplicações analíticas e gestão de desempenho em 2009, sendo responsável por 22% do mercado, seguida por Oracle, SAS Institute, IBM e Microsoft.

Segundo ainda o Gartner, observando-se os subsegmentos de BI, houve diferentes líderes de mercado. Nas plataformas de BI, a SAP continuou na liderança. Na área de gerenciamento de desempenho corporativo (CPM), a Oracle manteve sua liderança com o antigo portfólio Hyperion, ao passo que a SAP continuou sendo a líder em aplicações analíticas e gerenciamento de desempenho.

Em todas as três áreas, a IBM emergiu como forte desafiadora com suas ofertas voltadas para serviços, apresentando um crescimento acima do mercado e fortalecendo suas posições durante 2009. A Microsoft também ganhou mercado ao incorporar a funcionalidade de BI em seus ambientes mais amplos.

“Embora o mercado de TI esteja caminhando para concentrar um ou poucos players, o de BI self-service está amplamente aberto. Todos os fornecedores, grandes e pequenos, de código aberto ou em nuvem, estão se movendo para conquistar seu espaço, tentando coexistir com o padrão empresarial”, diz Sommer.

“Devem ocorrer mais aquisições da linha de negócios de empresas do setor, pois dashboards e ferramentas de data discovery com recursos analíticos e abrangentes de visualização de gráficos e relatórios tornaram-se de grande valia para TI. Os fornecedores deste segmento, juntamente com os vários vendedores de soluções de código aberto, continuam sendo os que crescem mais rapidamente no mercado de BI", finaliza o analista sênior do Gartner.

Site: Convergência Digital
Data: 29/04/2010
Hora: 11h25
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22423&sid=16