Gartner Sourcing Summit 2010, em Tóquio

24/05/2010

A Sociedade Softex convida empresários a participarem de evento que tem como principal argumento para este ano as estratégias de outsourcing em função das incertezas da economia global.

A Sociedade Softex, no âmbito do Projeto Brazil IT, apoiado pela Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, convida empresários a participarem do Gartner Sourcing Summit 2010, entre 31 de maio e 1º de junho, em Tóquio.
 
O mercado japonês de tecnologia da informação mantém-se como o segundo mercado mundial há muito tempo e, de acordo com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, o segmento movimentou 108 bilhões de dólares em 2008. Deste total, os serviços de software respondem por 81,4%, incluindo-se aqui o desenvolvimento e codificação, o outsourcing de sistemas administrativos e os serviços de bancos de dados.

Com uma característica muito forte de desenvolver seus próprios produtos de software em função da barreira cultural do idioma, o mercado consumidor do Japão demonstra uma grande preferência por produtos customizados. Isso eleva em muito a sua dependência de desenvolvedores externos, face ao pouco contingente de pessoal no país preparado para atender às necessidades internas, fazendo com que o mercado japonês esteja sempre procurando parceiros em outros países, como a Índia, China e os países do Sudeste Asiático, da Ásia Central e da Europa Oriental.

O Gartner Japan promove o Gartner Sourcing Summit 2010, que tem como principal argumento para este ano as estratégias de outsourcing em função das incertezas da economia global. Com o mercado em franco processo de recuperação, as empresas japonesas tomadoras de serviço de software buscam realinhar as suas estratégias, observando modelos que venham a atender de forma flexível e rápida às suas necessidades. Sempre observando também os aspectos de estabilidade política e econômica de seus fornecedores, as empresas japonesas certamente virão ao evento buscando sugestões que os auxiliem a driblar as incertezas do mercado e os alinhem com as tendências tecnológicas.

O Gartner espera receber aproximadamente 300 empresas visitantes que, assim como tem ocorrido nos anos anteriores, procuram o evento para buscar informações que os auxiliem na preparação de seus planos estratégicos de curo prazo, colocando este evento como uma rara oportunidade para as empresa brasileiras que oferecem serviços de fábrica de software, fábrica de testes, manutenção remota de servidores e ambientes, BPO e atendimento remoto de centros de apoio a clientes e call centers.
 
A participação brasileira dar-se-á com o patrocinador Silver, apresentando um stand o qual será compartilhado entre as empresas presentes, que terão ainda apoio para a busca de potenciais clientes e agendamento de reuniões.

O Softex tem atuado no mercado japonês desde 2001 e nos últimos três anos tem acompanhado o crescente caso de sucesso de empresas que iniciaram sua busca por uma fatia neste que é o segundo maior mercado mundial. O escritório do Softex em Tóquio está instalado  desde dezembro último e tem recebido várias consultas para as áreas de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, middleware para TV digital, gestão de conteúdo, fábrica de software em diversas plataformas e serviços de testes de software, principalmente aproveitando-se do fuso horário de 12 horas entre Brasil e Japão.

As inscrições deverão ser feitas através do e-mail  [email protected] com o consultor Softex no Japão,  Hélio Ciffoni.
 
Para mais informações, acesse: http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1267919