Estratégia de discrição extrema funciona com o consumidor final, mas atrapalha o crescimento do uso de seus equipamentos nas empresas
Os grandes sucessos da Apple, como o iPad e o iPhone, escondem um fato importante: a discrição da empresa tem como custo uma presença limitada no mercado corporativos.
Essencialmente, a companhia aceita essa situação no mundo dos negócios em troca de uma estratégia de marketing que manipula os consumidores de forma brilhante. O seu plano de marketing, que envolve fornecer produtos excitantes para consumidores que se empolgam facilmente, depende do elemento surpresa.
É sobre isso que se baseia todo o pensamento de “realidade que distorce o campo de ação” de Steve Jobs. Se você pensar de forma racional sobre os produtos da Apple, verá que nem todos eles são impressionantes. Mas adicione o hype automaticamente criado por sua estratégia de marketing, e até algo razoavelmente normal, como o iPad, torna-se um sucesso desgovernado.
Site: Computerworld
Data: 30/04/2010
Hora: 9h55
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/04/30/politica-de-sigilo-da-apple-afasta-clientes-corporativos/