5 experimentos para TI ganhar respeito na empresa

19/05/2010

Com projetos de baixo risco, departamento de TI pode ganhar papel mais importante na organização.

A divisão do trabalho na maioria das companhias é claro: a área de negócios gera as grandes ideias e o departamento de TI deve transformar conceitos em softwares funcionais. No entanto, para evitar a terceirização completa da área e conquistar um status melhor dentro da companhia, os profissionais não podem mais seguir esse fluxo. Devem pensar em assumir papéis mais importantes e correr riscos para trazer resultados para a organização e garantir suas posições.

A boa notícia é que há espaço para buscar esse novo papel. As tecnologias estão mudando rapidamente. Se combinar as novidades com espírito empreendedor, TI pode tentar estabelecer um novo relacionamento com os negócios por meio de experimentos novos e de baixo custo que exponham oportunidades que aqueles menos familiares com as novas tecnologias não conseguem prever.

Mas, para ser levado a sério, o departamento de TI deve mostrar o potencial das tecnologias em teste e comprovar resultados para a área de negócios. Essa é a chave para tirar o estigma de área operacional para mostrar que TI pode ser criativa e dinâmica.

Claro que desenvolver um protótipo requer mais do que simples entendimento sobre a tecnologia em questão. É necessário fazer análises de custo benefício e observar profundamente o potencial de geração de receitas, coisas que não são tão fáceis para o departamento de TI.  Para evitar que a nova atitude “queime” o profissional mais do que ajude, o melhor é começar com projetos de baixo risco.

Dentre esses projetos, cinco estão demonstrando que tem esse potencial: ainda não são totalmente compreendidos por negócios e podem servir para que TI dê um passo a frente. Trata-se de alguns exemplos que podem mudar a imagem e fazer com que o departamento ganhe um papel estratégico e gerador de receitas dentro da companhia.

1 - APIs
As interfaces de programação de aplicativos, ou APIs (do inglês Application Programming Interfaces) é um dos grandes trunfos das empresas web bem sucedidas, que os utilizam para compartilhar informações e tirar o máximo dos dados que conseguem reunir.

Em uma corporação, funcionaria da mesma maneira: um API é capaz de enriquecer as aplicações web da empresa, permitindo, por exemplo, uma integração maior entre informações de empresas parceiras, como o compartilhamento de base de consumidores.

O uso da API deve ser feito com recursos avançados de segurança, pois ao mesmo tempo em que traz automação, abre porta para ameaças virtuais. E o departamento de negócios pode entrar como parceiro no projeto para analisar qual o máximo de ganho que pode ser obtido com o compartilhamento de dados com os parceiros.

Um projeto do tipo ainda tem um efeito colateral positivo: gera um repositório de informações que podem ser tratadas no sentido de se identificar oportunidades imprevistas de receitas. Depois de tomar as precauções necessárias com segurança e com os limites de compartilhamento dos parceiros, TI pode abrir muitas portas com projetos do tipo.

2 – Redes sociais
As redes sociais estão aí e ditam muita coisa na internet dos consumidores, mas os gerentes de negócios ainda quebram a cabeça tentando encontrar maneiras de tirar vantagem do poder das redes. Os planos que os departamentos de negócios elaboram são complicados e envolvem um grande volume de programação, às vezes sem garantia de resultado. Mas algumas soluções simples podem ser criadas com algumas tags HTML extras.

O Twitter, por exemplo, facilita a publicação de conteúdo em mensagens curtas com a URL http://www.twitter.com/home?status=MESSAGE. Qualquer mensagem pode ser adicionada, facilitando a vida dos visitantes que querem compartilhar conteúdo ou anúncios do site. O Facebook oferece uma função similar.

Esses truques ajudam a reduzir algumas das opções complexas oferecidas pelas redes sociais. Quando os usuários clicam nesses links, eles serão levados para sua rede preferida. Se não estiverem logados, a própria rede se encarregará de exigir a autenticação. Em outras palavras, isso livra a empresa de ter de lidar com a responsabilidade da autenticação.

Há opções mais sofisticadas, como verificar a identidade do usuário com protocolos específicos, garante uma integração mais detalhada e ferramentas mais complexas. Mas convencer o departamento de negócios que isso é necessário pode ser difícil. E é aí que entram os primeiros exemplos, cuja experimentação é mais simples. A ideia é começar pequeno, mostrar resultados e convidar o departamento de negócios a contribuir com ideias para aprimorar as ferramentas. Fica mais fácil vender o projeto.

No uso dos links mencionados, ainda falta uma coisa: eles não mostrarão a movimentação das URLs nas redes sociais. Você pode contornar essa limitação adicionando parâmetros únicos a cada URL que são passadas às redes. Dessa forma, poderá rastrear essas URLs com arquivos de log.

3 – Aplicativos móveis
O smartphone já é plataforma dominante nas corporações, mas criar um aplicativo para este dispositivo pode ser um pesadelo. A demanda por desenvolvedores especializados é alta e alguns fabricantes, como a Apple, são muito criteriosos sobre o que é permitido nos equipamentos.

Um website pronto para smartphones é uma boa saída. É questão de reescrever HTML e usar aplicativos web para facilitar o uso do celular. E já existem kits de desenvolvimento no mercado que ajudam nessa tarefa, como a plataforma jQTouch. (criação de ícones para iPhone).
Claro que essa abordagem tem mais valor para alguns negócios do que para outros, como no caso daqueles que têm muito trabalho em deslocamento a ser feito. O segredo é identificar dados e transações mais importantes para esse tipo de funcionário e oferecer opções em tecnologia móvel. Para tanto, é uma boa ideia manter dialogo com os usuários, principalmente nas áreas de vendas e desenvolvimentos de negócios, para o desenvolvimento de um plano.

4 – Soluções geográficas
Todo departamento de TI tem bancos de dados que poderiam adicionar mais duas colunas: latitude e longitude. É um recurso que cresce muito nos dias de hoje, graças a smartphones e browsers. E que, se bem utilizados, podem trazer um ganho enorme.

Adicionar dados geográficos pode ser muito importante para saber de tendências, regiões de foco, relatórios estatísticos, entre outras coisas. E os testes são fáceis de serem realizados, com tantas ferramentas disponíveis, como do Google, Yahoo, entre outras.

É bom lembrar também que nem todos os usuários aprovam a revelação das coordenadas exatas, mas um simples CEP já pode fazer muito por esse tipo de sistema.

5 -  NoSQL
Não faz um ano que o conceito NoSQL (not only SQL, ou não somente SQL) buscava romper com a ditadura do sistema de banco de dados relacionais dominante no mercado. A justificativa era perda de desempenho e escalabilidade no longo prazo. Claro que sempre há formas de ajustar tabelas e implementar ferramentas para otimização dos bancos de dados, mas é muito mais divertido revolucionar.

No entanto, muitas das ferramentas de código aberto que surgiram desse conceito, como Cassandra, MongoDB e CouchDB, ainda requerem um certo grau de experimentação, além de não estarem prontas para projetos de missão crítica.  Mas os departamentos de TI ainda tem muitos dados não críticos para tratar e a resposta rápida do NoSQL pode ser um campo frutífero.

Para começar, pode-se iniciar a migração de informações para tabelas NoSQL a uma fração do custo dos softwares de banco de dados proprietários mais caros. Pode-se também aproveitar a migração para testar o projeto 4, de soluções geográficas. O retorno disso pode ser muito bem visto na área de negócios.

Não há limites para experimentações
As ideias acima servem mais como linhas guias do que podem ser projetos com o potencial de melhorar o fluxo de caixa e gerar oportunidades de negócios. Nenhum dos exemplos vai mudar os fundamentos da companhia, mas mostram que alguns ajustes extras são sim capazes de trazer ganhos.

O ideal é que os profissionais pensem em seus próprios projetos de baixo risco e plantem a semente. Todos os novos produtos, tecnologias e ferramentas trazem oportunidades como essas. É apenas questão de se antecipar e aproveitar as chances.

Site: Computerworld
Data: 18/05/2010
Hora: 7h10
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/05/18/5-experimentos-para-ti-ganhar-respeito-na-empresa/