O mercado de soluções de business intelligence (BI) e aplicações analíticas movimentou US$ 504 milhões na América Latina no ano passado, cifra que deve crescer 12% neste ano, atingindo cerca de US$ 564,4 milhões, segundo dados da IDC.
Somente no Brasil, os investimentos em BI e soluções analíticas ficou em US$ 251 milhões em 2009, representando 49,8% do total da região latino-americana. Para este ano, a consultoria estima que as vendas deste mercado tenham avanço de 14% no país, faturando cerca de US$ 286,1 milhões.
“Isso mostra que o cenário está bastante positivo e que o investimento em BI vem também de pequenas e médias empresas, o que não acontecia antes”, declarou Samuel Carvalho, analista de mercado de software da IDC.
De acordo com a IDC, a pesquisa revelou ainda que a grande prioridade de investimento foi no segmento de segurança, seguido pelos sistemas de ERP. Carvalho pontuou que muitas empresas dispõem de informações organizadas, mas têm a necessidade de visualizá-las de uma forma mais dinâmica para acompanhar a evolução de diferentes dados e melhorar o controle sobre vendas, estoque e orçamento. “É aí que entra a aplicação nas ferramentas de BI”, completou o analista da IDC.
Entre os principais fatores que influenciam na disseminação do BI pelas empresas, avaliou a consultoria, estão as ferramentas de uso simples, os sistemas flexíveis para processar mudanças facilmente (fontes, métricas, relatórios, hierarquias) e a definição e controle sobre o significado dos dados. Para este ano são esperados investimentos, principalmente, dos segmentos de finanças, manufatura, varejo, distribuição, governo e saúde.
Site: TI Inside
Data: 18/05/2010
Hora: 15h07
Seção: Pesquisa
Autor: ------
Link: http://www.tiinside.com.br/18/05/2010/mercado-brasileiro-de-bi-faturou-us-251-milhoes-em-2009/ti/181575/news.aspx