As operadoras virtuais, em processo de regulamentação na América Latina, ainda são uma atividade incipiente, mas terão papel relevante na estratégia das teles móveis tradicionais nos próximos três anos, especialmente, na parte dedicada à geração de receita, sinaliza a Informa & Telecom.
A consultoria prevê um crescimento de 28%/ ano nos negócios na área e um total de 6,6 milhões de assinantes neste serviço em 2013. Hoje, a região possui apenas 20 das 550 MVNOs existentes mundialmente, ou 4% do mercado global.
“O mercado de operadoras virtuais está em seu estágio inicial, mas terá um papel relevante, principalmente, com as operadoras móveis tradicionais alcançando índices de penetração acima de 100% em países como Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela e de 90% no Brasil. Será preciso encontrar novas oportunidades de negócios", destacou Júlio Püschel, analista de estratégia móvel da consultoria.
O Brasil terá um papel crucial nesse fomento das MVNOs, acredita o especialista. Especialmente se a regulamentação em discussão, de fato, abrir o mercado. O tema MVNO é considerado uma ação de curto prazo nas novas metas definidas pela Anatel, para atender às demandas do Plano Nacional de Banda Larga.
“Algumas operadoras ainda relutam para abrir suas redes ao que consideram possíveis concorrentes, mas outras já entendem que as operadoras virtuais são oportunidades de negócios para fazer crescer o número de assinantes e atuação em novos segmentos", sustenta Püschel.
No ano passado, até por não ter um mercado ainda consolidado, a América Latina teve uma participação pequena nos 104 milhões de assinantes das MVNOs, contabilizados mundialmente.
Realidade que será mudada nos próximos três anos, onde a consultoria prevê um crescimento significativo na AL, em função da atuação de empresas como a Fecosur, na Argentina, da Cablevision e Maxcable, no México e da Telefónica do Sul, no Chile.
Püschel diz que esse incremento virá de uma situação efetiva para as teles tracionais: Melhorar o desenvolvimento estratégico de vendas para não correr o risco de perder assinaturas e receitas para a competição.
Site: Convergência Digital
Data: 25/05/2010
Hora: 10h45
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22705&sid=8