A IBM Brasil investe em sua estratégia de expansão regional para ampliar seus negócios em mercados nos quais há grandes possibilidades de crescimento. Hoje, as regiões fora das capitais do eixo Rio-São Paulo representam 54% do mercado potencial de TI no País, de acordo com o instituto de pesquisa IDC.
Com base nessas oportunidades, o projeto da IBM contempla 20 cidades-foco, buscando aumentar a oferta de serviços e produtos em novas praças e fomentar as economias regionais, por meio de parcerias com empresas, instituições e governos locais. Hoje, essas regiões representam uma importante fonte de talentos e receita para a IBM.
O projeto de expansão regional ocorre nas cinco regiões do País e inclui cidades como Uberlândia (MG), Vitória (ES), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC) e Belém (PA). Cada cidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por funcionários da companhia e Parceiros de Negócios – mais de 1.300 distribuídos por todo o País - capacitados em tecnologias IBM. No último ano, a IBM aumentou em mais de 50% seu quadro de funcionários nessa divisão comercial.
“Com a presença de profissionais IBM em cada uma dessas cidades e a integração com nossos Parceiros, ganhamos maior inteligência para entender as demandas específicas de cada negócio e buscar em nosso portfólio as soluções mais adequadas de acordo com a real necessidade das indústrias locais”, explica a líder de Expansão Regional da IBM Brasil, Priscilla Beseggio.
A IBM conta com sua rede de Parceiros de Negócios para fornecer soluções e serviços para as médias empresas. Por isso a companhia investe em treinamentos e certificações, para que se tornem especialistas em suas soluções.
“Também é nosso papel identificar oportunidades que fomentem a economia regional, o que inclui, além dos Parceiros, desenvolvedores de software independentes, instituições de ensino e órgãos públicos”, complementa Priscilla Beseggio.
A estratégia de expansão regional da IBM tem foco em países com economia em crescimento, incluindo Brasil, China, Índia, África e Oriente-Médio. A IBM Brasil faz parte da unidade de mercados em crescimento da IBM Global (Growth Markets), criada em 2008, que está trabalhando para aproveitar as oportunidades de negócios nas economias emergentes.
Site: Convergência Digital
Data: 31/05/2010
Hora: 14h
Seção: Gestão
Autor: -------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22773&sid=16