iPhone 4: Apple desafia rivais no mundo dos smartphones

09/06/2010

A filial brasileira da Apple informou nesta segunda-feira, 07/06, que o iPhone 4, anunciado também nesta segunda-feira pelo presidente-executivo da empresa, Steve Jobs, deverá chegar no país até setembro. Ainda não há previsão de preço ou uma data exata, mas o Brasil deve estar entre as 88 nações que receberão o aparelho com esta data limite, segundo informou a Apple Brasil ao UOL Tecnologia. O lançamento oficial será realizado em cinco países no dia 24 de junho, entre eles, os Estados Unidos.

Os brasileiros que têm o iPhone 3GS e 3G, no entanto, poderão fazer no dia 21 de junho a atualização para o novo sistema operacional do portátil, chamado de iOS 4. O aguardado recurso multitarefa, no entanto, só é compatível com as últimas versões do aparelho (iPhone 4 e iPhone 3GS).

O novo iPhone estará disponível em duas cores, preto e branco, e será vendido por US$ 199 (16 GB) e US$ 299 (32 GB) nos Estados Unidos. Entre as novidades que Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, anunciou para o aparelho estão: espessura (24% mais fino que o modelo anterior), câmera frontal VGA e outra na parte traseira de 5.0 megapixels com flash LED e zoom digital de 5 vezes, o mesmo chip utilizado nos iPads (Apple A4), bateria de maior duração e recurso de videochamadas.

O iPhone 4, que representa a quarta geração do telefone lançado em 2007, foi apresentado por Jobs durante o evento para desenvolvedores Worlwide Developers Conference (WWDC 2010), realizado em San Francisco. Segundo ele, a novidade terá mais de 100 novos recursos em relação ao 3GS, seu antecessor.

Com 9,3 mm novo aparelho é 24% mais fino, o que o torna o smartphone de menor espessura no mundo, ainda segundo o líder da Apple. "É o mais fino smartphone. Aço inoxidável, vidro na parte frontal e atrás. Extraordinária qualidade de construção. Não acho que há um outro produto de consumo como este", desafiou Jobs.

O iPhone 4 terá uma câmera frontal de 5.0 megapixels com flash LED e zoom digital de 5 vezes. Ela gravará vídeos em alta definição, que, assim como na versão anterior, poderão ser editados no próprio aparelho e enviados por e-mail com apenas um clique. Além do software de edição nativo, os usuários poderão baixar o aplicativo iMovie para iPhone (US$ 4,99 na App Store), que permite combinar clips, colocar música, fotos, legendas e transições, além de efeitos básicos.

O sistema operacional, como já havia sido divulgado pela Apple, é o iPhone OS 4, agora renomeado para iOS 4. Além do recurso multitarefa – que permite ao usuário, por exemplo, ouvir música, enquanto envia um e-mail e navega na internet – o iPhone 4 aglomera as mensagens de e-mail em conversas para facilitar seu acompanhamento, permite a criação de pastas e tem suporte à SSL VPN (para comunicação segura de dados).

Outra novidade será o buscador Bing, da Microsoft, que aparecerá como terceira opção de ferramenta de buscas para os usuários, ao lado do Google e Yahoo!. Com tela de 3,5 polegadas, o novo iPhone tem 78% dos pixels do iPad (tela de 9,7 polegadas) e apresenta resolução de 960 x 640 pixels. Isso porque a novidade conta com uma tecnologia definida por Jobs como “Retina Display”.

“Em qualquer tela, há pixels. Nós aumentamos a densidade dos pixels quatro vezes [em relação ao 3GS]”, explicou, dizendo que agora são 326 pixels por polegada. Na apresentação, ele mostrou a maior nitidez com essa novidade, comparando imagens de uma tela do iPhone 3GS com a do novo aparelho. “Uau”, concluiu o líder da Apple.

O iPhone 4 terá o mesmo chip utilizado nos iPads, o Apple A4. Com a redução do espaço utilizado pelo processador, foi possível aumentar o tamanho da bateria e, consequentemente, sua duração. Serão sete horas de duração no modo 3G (ligações), seis horas no modo 3G (internet), 10 horas usando Wi-Fi (internet), 10 horas para vídeo e 40 horas para músicas.
Além disso, um novo sistema de antenas deve melhorar a transmissão de dados (via Bluetooth e Wi-Fi), além da qualidade das chamadas e conexão com a internet. O último recurso anunciado foi o de videochamadas, batizado de FaceTime. Ele utiliza a rede Wi-Fi e funciona tanto na posição retrato como paisagem.

No evento, Steve Jobs fez questão de reforçar a superioridade da sua marca em comparação ao rival Android, do Google. “Uma pesquisa da Nielsen indica que o Blackberry possui 35% do mercado americano. O iPhone ainda detém 28%, Windows 19% e Android 9%. Ou seja, segundo o levantamento nós temos três vezes o market share do Android.” Ele ainda comentou que o uso de aplicações web no iPhone OS é maior que do sistema do Google: 58,2% da Apple, enquanto o Android fica com 22,7%.

Fonte: UOL Tecnologia
Site: Convergência Digital
Data: 07/06/2010
Hora: 18h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22826&sid=5