Menos de 15% dos brasileiros pagam por antivírus

15/06/2010

O mercado mundial de antivírus totalizou R$ 11,4 bilhões (US$ 6,3 bilhões) durante o ano passado, o que representa um crescimento de 10,7% ante 2008.

Ainda assim, apenas 14,2% dos brasileiros com acesso à internet pagam por uma licença de software de segurança, segundo um estudo divulgado pela consultoria Frost & Sullivan na sexta-feira (11).

No total, as licenças da América Latina representaram apenas 3,5% do valor mundial, em decorrência da grande aceitação de antivírus gratuitos na região.

A preferência brasileira, de acordo com os dados, reside em softwares como o AVG e o Avast.

Os dados apontam ainda que 54,7% dos usuários residenciais têm antivírus gratuito instalado. Dentre eles, 14% desejam adquirir um pacote de segurança pago em 2010 e 2011.

Outros 9% que usam soluções pagas disseram que devem instalar softwares gratuitos quando suas licenças expirarem em 2011.

"Usuários preferem fazer download e instalação de soluções gratuitas, em oposição ao investimento em soluções mais robustas que ofereçam um conjunto grande de soluções em segurança", aponta o estudo.

Site: Folha.com
Data:  14/06/2010
Hora: 17h33
Seção: Tec
Autor: Marina Lang
Link: http://www1.folha.uol.com.br/tec/750785-menos-de-15-dos-brasileiros-pagam-por-antivirus.shtml