Aposta é que, em dois anos, plataforma será a segunda mais popular; para analista, crescimento só será detido se a Google cometer algum erro.
A redução no preço dos smartphones e a expansão do Android ajudarão a reduzir a distância de mercado entre o sistema operacional da Google e o iPhone, da Apple, dizem analistas.
Exemplos disso foram divulgados essa semana com o lançamento dos modelos Galaxy 3 e Galaxy 5, da Samsung, e o Xperia X8, da Sony Ericsson, que começará a ser vendido já no terceiro trimestre, com um custo inferior a 250 dólares, sem os subsídios, de acordo com um post no blog da Sony. A Xperia X8 inclui um display de 3 polegadas, uma câmera de 3,2 megapixels e navegação utilizando A-GPS.
Durante o primeiro semestre de 2010, as vendas de smartphones Android ultrapassaram as do iPhone na América do Norte, no entanto, mundialmente, o iPhone ainda estava à frente por mais de 3 milhões de unidades, de acordo com a Gartner.
"O Android está, sem dúvida, crescendo. Possivelmente, em um período dois anos se tornará a segunda maior plataforma, deixando o Symbian para trás", disse o analista da CCS Insight, Geoff Blaber.
"A única coisa que pode parar o Android de se tornar a segunda maior plataforma de aparelhos é a Google, se ela começar a ditar condições inaceitáveis aos fabricantes de aparelhos", disse a vice-presidente de pesquisas da Gartner, Carolina Milanesi.
Com a chegada de novos dispositivos, como o Galaxy 3, Galaxy 5 e o Xperia X8, possivelmente, eles ajudarão a impulsionar as vendas e dar vantagem à Google, na guerra contra a Apple, pelo mercado de sistemas operacionais em aparelhos móveis.
Para as operadoras, o baixo custo do Android também ajudará a aumentar a utilização dos serviços de dados entre os assinantes, afirma Milanesi.
Algumas operadoras européias já trabalham com fornecedores chineses, incluindo a Huawei e a ZTE, que também utilizam o sistema operacional da Google.
No entanto, a redução no preço dos smartphones com Android não é uma boa notícia para todos. Para a Nokia, isso significa novos e indesejados desafios, tudo porque a expansão da Google neste mercado afeta diretamente o sistema operacional Symbian e os esforços não tão bem sucedidos da empresa no mercado de aparelhos móveis.
Site: IDG Now!
Data: 17/06/2010
Hora: 16h56
Seção: Telecom e Redes
Autor: Mikael Ricknäs
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/06/17/smartphones-mais-baratos-ajudarao-android-contra-iphone-dizem-analistas/