Depois da AT&T, agora é a Verizon que acena com a migração para planos de Internet móvel com limites de download e taxas para uso excedente.
A operadora americana Verizon pode seguir os passos da AT&T e oferecer planos de dados limitados e segmentados este ano, informa a Businessweek.
A Businessweek ouviu John Killian, principal executivo financeiro da Verizon, na quinta-feira (17/6). Killian sugeriu que a Verizon poderia abandonar seus planos ilimitados para oferecer planos segmentados à medida que a tecnologia de rede 4G (de quarta geração) ganhe impulso.
A Verizon já planeja oferecer planos segmentados para sua rede 4G, que segundo a empresa permitirá conexões com velocidades dez vezes mais rápidas que as redes antigas.
O rumor surge apenas duas semanas depois de a AT&T desativar seus planos ilimitados de dados e introduzir a cobrança segmentada. Os planos móveis da AT&T começam agora em 15 dólares mensais (cerca de 27 reais) para 200 megabytes de dados e vai até 25 dólares (cerca de 45 reais) por mês para 2 gigabytes de dados (mais 10 dólares adicionais por gigabyte adicional).
A precificação escalonada da AT&T causou uma espécie de levante online, com usuários da AT&T ameaçando abandonar a operadora para aderir a planos ilimitados de outras empresas - e agora parece que esses usuários terão de mudar novamente seus planos caso tenham pensado em migrar para a Verizon.
De acordo com Killian, os usuários de smartphone da Verizon consomem entre 600 e 800 megabytes de dados por mês, uma quantidade semelhante à que é usada por usuários de iPhone. Os usuários de smartphone da operadora representam 17% de sua base de usuários, mas Killian espera que eles eventualmente cheguem a 70% ou 80% do total de usuários "com o tempo".
A AT&T anunciou sua migração para precificação segmentada praticamente às vésperas de o novo iPhone 4 chegar ao mercado. Talvez a mudança prenunciada pela Verizon para o mesmo esquema de preços seja indicador de outra novidade: o iPhone da Verizon.
A esperança é a última que morre, não é?
Site: IDG Now!
Data: 18/06/2010
Hora: 15h09
Seção: Telecom e Redes
Autor: Sarah Jacobsson
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/06/18/nos-eua-sonho-da-internet-movel-ilimitada-pode-estar-no-fim/