Software como serviço: 4 cuidados para adotar a solução

21/06/2010

A partir da análise dos erros cometidos por empresas usuárias de SaaS, a consultoria Gartner lista quais as preocupações que precisam estar no radar das áreas de TI.

As promessas de cortar custos e de reduzir a complexidade de gestão colocam o software como serviço ou SaaS (do inglês, software as a service), na lista de soluções que estão no radar das áreas de TI. E se a modalidade deve ser um sucesso garantido entre as organizações, por outro lado, exige um cuidado redobrado dos potenciais clientes, alerta a consultoria Gartner.
Com base na experiência dos usuários de SaaS, a consultoria elaborou uma lista de cuidados que as empresas precisam ter na hora de contratar o software como serviço, com o intuito de evitar erros comuns, como o dimensionamento equivocado de demandas e contratos mal escritos.

A seguir, acompanhe os quatro itens que o Gartner recomenda que estejam no radar das áreas de TI interessadas em SaaS:

1. Entenda o real valor da solução. Segundo a consultoria, o software como serviço não pode ser encarado como a solução de todos os problemas. Pois  se essa modalidade traz uma redução de custos com licenças e infraestrutura, ao mesmo tempo em que promete uma facilidade de gestão, por outro lado, as aplicações oferecidas no mercado apresentam algumas limitações em relação a funcionalidades.

2. Crie uma política. O próximo passo, de acordo com o Gartner, é criar um documento voltado a estabelecer as regras específicas da organização para utilizar SaaS. Esse modelo precisa ser definido pela TI em conjunto com as áreas de negócio e deve valer para toda a corporação.

3. Avalie os fornecedores. Além das soluções oferecidas, deve-se analisar as condições de gerenciamento dos diferentes provedores desse tipo de oferta. De acordo com a consultoria, a escolha nunca deve levar em conta apenas o desempenho da solução no mercado.

4. Integração. O último passo para o sucesso do modelo de SaaS, na visão do Gartner, é ter um bom planejamento de como esse ambiente será integrado a outras soluções que rodam na empresa.

Site: Computerworld
Data: 18/06/2010
Hora: 9h35
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/06/17/software-como-servico-4-cuidados-para-adotar-a-solucao/