Café inaugural do Escritório de Inovação da Riosoft
22/06/2010
Reunidos no auditório da Riosoft ontem, 21/6, os empresários de TI do Rio de Janeiro participaram do café inaugural do Escritório de Inovação da Riosoft. O objetivo do escritório é incentivar as empresas de TI na atuação nos setores estratégicos do Estado - petróleo, esportes, siderurgia, naval e turismo - através da capacitação nas melhores práticas de gestão da inovação e de projetos.
O presidente do Conselho de Educação do Rio de Janeiro, conselheiro do Sebrae-RJ e da Rede de Tecnologia Paulo Alcântara falou dos fatores condicionantes das mudanças nas empresas, como as novas profissões geradas pelo desenvolvimento tecnológico, e dos arranjos produtivos locais, em que os empregados começam a dar lugar a empreendedores.
Segundo Alcântara, a competitividade atual está baseada no valor agregado ao produto e à resposta rápida ao cliente. “A competitividade deve ser o equilíbrio entre inovação, empreendedorismo e conhecimento”, completou.
O conselheiro do Sebrae-RJ ainda falou do problema da falta de mão de obra técnica: são poucos formados em ensino médio e superior técnico e a demanda é muito grande. De acordo com Alcântara, entre as questões a serem resolvidas estão a ausência de quadros para atender às necessidades da indústria inovadora, a ausência da cultura da propriedade intelectual e a fraca articulação entre conhecimento e inovação. Ele ainda afirmou que as redes de tecnologia, como a Rede TI Esportes Rio, e o apoio às instituições, por meio de cursos de captação, workshops e eventos, como o fazem o SEPRORJ e a Riosoft, ajudam a solucionar esses problemas.
Participaram ainda do Café inaugural Ivan Amaral, da Inov9 Consultoria, que ajudará na capacitação por meio de cursos e palestras, e Francisco Borges, da Project Builder, que dará apoio aos empresários pelo software “Project builder”.
O Escritório de Inovação da Riosoft terá uma série de palestras para auxiliar as empresas na gestão de projetos e inovação. O primeiro encontro será no dia 14 de julho, com a palestra “A Lei de Murphy no gerenciamento de projetos”.
Priscila Thereso | Jornalismo SEPRORJ