TORONTO (Reuters) - As ações da Research in Motion caíram mais de 5 por cento no pregão eletrônico desta sexta-feira depois que a fabricante do BlackBerry divulgou resultados que levantaram preocupações quanto à sua participação de mercado na América do Norte e margens de lucro menores.
Corretoras reduziram preços-alvo para as ações da RIM e rebaixaram s avaliações sobre o papel depois que a companhia anunciou os resultados. Os números trimestrais incluem dados de vendas do BlackBerry, renovando temores de que o aparelho esteja perdendo terreno para a Apple Inc e outros rivais.
Às 11h08 (horário de Brasília), as ações da empresa caíam 4,72 por cento, para 56,37 dólares, mesmo com o lucro trimestral superando as expectativas.
A RIM, concorrente do iPhone da Apple e do Droid da Motorola, registrou lucro de 769 milhões de dólares, ou 1,38 dólar por ação, no primeiro trimestre do exercício social de 2011, fechado em 29 de maio. O resultado se compara ao lucro de 643 milhões de dólares, ou 1,12 dólar por ação, registrado um ano antes.
Embora a companhia tenha prometido lançar dois aparelhos mais avançados no atual trimestre – que devem aumentar as vendas e o preço médio de venda – alguns analistas temem que isso possa ser insuficiente.
A RIM tem perdido fatia de mercado nos Estados Unidos desde o início de 2009, enfrentando forte concorrência do popular iPhone e de celulares baseados na plataforma Android.
Fãs do BlackBerry esperam que a RIM apresente o tão esperado BlackBerry 9800 no atual trimestre. O dispositivo deve contar com tela sensível ao toque e teclado retrátil completo, além de novo sistema operacional e browser reformulado.
Site: Reuters Brasil
Data: 25/06/2010
Hora: 11h11
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE65O0AY20100625