O brasileiro está gastando menos para montar uma casa digital hoje em comparação a agosto do ano passado, mas ainda é o país cuja cesta de produtos é a mais cara da América Latina.
É isso que aponta a pesquisa "Índice Casa Digital" realizada em abril pela Marco Consultora, consultoria especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida para mercados altamente competitivos, no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no México.
No Brasil, são necessários 9,55 salários para comprar uma cesta composta por produtos de imagem, som, vídeo, comunicação, TI e entretenimento: uma TV LCD, câmera digital, home theater, reprodutor Blu-ray, smartphone, notebook, netbook e um videogame. Em agosto de 2009, eram necessários 10,1 salários.
O salário de comparação é de R$ 1.424,10, renda média do brasileiro de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O país, inclusive, detém o maior salário médio da região (790 dólares) e também a cesta básica de Casa Digital mais cara, 7.540 dólares.
“Apesar de pequena, a redução do valor da cesta da Casa Digital tem sido constante nas últimas quatro pesquisas. Reflete o aumento real do salário do brasileiro, além de uma constante valorização do real perante o dólar, que em conjunto, são utilizados pela maior parte das empresas de eletrônicos para definir seus preços de vendas" explica Henrique de Campos Junior, consultor Sênior da Marco Consultora e responsável pela pesquisa no Brasil.
O Índice Casa Digital está em sua sétima edição e, pela primeira vez, incluiu a Colômbia entre os países avaliados. Em três dos cinco países pesquisados (Argentina, Brasil e Chile), é mais fácil comprar os produtos do que em agosto de 2009.
Quanto aos outros países, a Argentina possui o pior acesso aos produtos tecnológicos. São necessários mais de 14 salários médios do País (14,74) para adquirir a cesta, que tem custo de 6.701 dólares. Em outro extremo, como vem acontecendo há algumas edições do estudo, no Chile é possível comprar uma cesta (que custa 5.809 dólares) com apenas 8,02 salários médios chilenos.
A Colômbia apresentou a cesta de produtos mais econômica e pode ser adquirida por 4.772 dólares. No entanto, a relação custo/salário médio é mais favorável no Chile, uma vez que Colômbia e Argentina têm os salários médios mais baixos da América Latina (463 e 455 dólares, respectivamente). Em relação aos produtos, a TV manteve a posição das edições anteriores da pesquisa: foi o item mais caro e que eleva de forma substancial o custo geral da cesta de produtos.
Site: Convergência Digital
Data: 29/06/2010
Hora: 14h34
Seção: Internet
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Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23029&sid=4