Microsoft mostra ferramenta Silverlight para visualização de dados na web

02/07/2010

Desenvolvido por laboratório de pesquisas, PivotViewer promete ajudar na exibição e no rearranjo de grandes volumes de informação.

A Microsoft lançou um controlador para seu software multimídia Silverlight que mostra, na web, resumos visuais dinâmicos de grandes volumes de dados.

Desenvolvido pelo departamento de pesquisas Live Labs, da Microsoft, o PivotViewer permite visualizar grandes volumes de dados de maneira a serem analisados e organizados facilmente.
O software oferece a opção de gerar relatórios a partir dos dados e possibilita ao usuário examinar elementos individuais de cada dado de maneira detalhada. A visualização dos dados é de fácil reorganização – ficando a cargo das configurações do usuário – o que deu ao aplicativo o nome de Pivot.

“O foco está mais voltado ao uso do conteúdo da interface do que na aplicação de menus e de controles avançados”, afirma o engenheiro do PivotViewer, Brett Brewer, em um vídeo publicado pela Microsoft.

Apresentado em novembro durante a conferência profissional para desenvolvedores e demonstrada somente no início de junho de 2010 no evento TechEd, o PivotViewer foi o ponto principal da fala do presidente de ferramentas corporativas e servidores da Microsoft, Bob Muglia.

Caixas e filtros
As demonstrações apresentaram o recurso em funcionamento no ambiente de um browser, com o lado esquerdo da tela ocupado por um conjunto de caixas de marcação, em que podem ser definidos os filtros para visualização dos dados, o PivotViwer mostra o que quer dizer quando fala em personalização de exibição de informações.

A tecnologia de visualização de dados pode ser aplicada em casos de BI, de navegação e como canal para gerenciamento de conteúdo para empresas disponibilizarem bibliotecas para usuários.

O recurso tem pelo menos um usuário. Voltado para a organização de casamentos, o site inglês Hitched usa o PivotViewer como parte do recurso para visualização de locais para casamentos.
Munido de APIs, que possibilitam ao designer personalizar o controle do visualizador, o PivotViewer exige que as coleções de dados estejam em formato XML e incluam ícones para cada elemento. Os dados podem, depois de corretamente formatados, ser transferidos para a web e acessados por browsers que estejam rodando o Silverlight e o próprio programa.

Site: IDG Now!
Data: 30/06/2010
Hora: 18h50
Seção: Internet
Autor: Joab Jackson
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/06/30/microsoft-mostra-ferramenta-silverlight-para-visualizacao-de-dados-na-web/