Apex aumenta agilidade e inteligência com ferramenta analítica

07/07/2010

Graças à adoção de um software para análise de dados, entidade reduziu de 20 dias para apenas 2 horas o tempo médio para emissão de relatórios.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), serviço do governo federal para apoiar a internacionalização das empresas brasileiras, tem a análise de dados como uma de suas atividades principais. É por meio do cruzamento de informações sobre comércio internacional, proveniente de diversas bases ao redor do mundo, que a entidade gera informações e análises para orientar 74 setores da economia.

Até 2008, o Excel, da Microsoft, era a principal ferramenta utilizada pela Apex para compilar todos os dados. Contudo, o sistema não permitia uma análise apurada das informações, bem como fazia com que a extração de relatórios demorasse cerca de 20 dias.

Com o intuito de tornar o processo mais ágil e eficiente, o coordenador da unidade de inteligência comercial e competitiva da Apex, Marcos Lélis, decidiu buscar uma solução no mercado que melhorasse o processo de inserção e análise de dados. A saída encontrada foi adotar a plataforma SPSS Statistics, fornecida pela IBM, e  implementada pela consultoria SPSS Brasil. O novo ambiente reduziu para apenas duas horas o tempo médio de emissão dos relatórios.

“Com o Excel, nos limitávamos aos relatórios, mas queríamos uma reformulação geral. Então decidimos que a ferramenta deveria ter funcionalidades analíticas automatizadas”, conta Lélis. Entre as aplicações incluídas, ele cita que a plataforma passou a oferecer informações estratégicas a respeito do comércio internacional para as unidades setoriais. Isso permite que empresas interessadas em exportação, por exemplo, analisem em quais regiões determinados produtos podem ter mais sucesso. “Mais do que isso, agora temos como desenvolver cenários completos e desenvolver um retrato mais fiel do setor”, acrescenta o coordenador.

O principal resultado, segundo Lélis, veio com a redução do tempo que os profissionais tinham de dedicar à extração de relatórios, bem como à possibilidade de realizar estudos mais elaborados e precisos. Além disso, a ferramenta permitiu a criação de novos indicadores, como o Índice de Comércio Intra-Setor Industrial, que aponta a dinâmica do comércio exterior entre países dentro de um mesmo setor produtivo, e o Índice de Herfindhal-Hirschman, que indica se o valor das exportações está concentrado em poucos produtos.

Site: Computerworld
Data: 06/07/2010
Hora: 8h05
Seção: Gestão
Autor: Rodrigo Afonso
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/07/05/apex-aumenta-agilidade-e-inteligencia-com-ferramenta-analitica/