Consultoria aponta os sinais de que uma recessão pode ocorrer nos próximos meses e dá cinco passos que precisam ser seguidos pelos gestores de TI.
Há pouco menos de dois anos, a maioria dos gestores de TI foi pega de surpresa com o início da crise financeira internacional. Mas, de acordo com a consultoria Gartner, se uma segunda turbulência ocorrer nos próximos 18 meses, não haverá desculpa para o despreparo.
E os sinais de alerta de uma nova crise são claros, alerta a consultoria, ao citar que os investidores ainda estão reticentes em relação à saúde da economia global, por conta do cenário nos países desenvolvidos. Atualmente, muitos mercados sofrem com problemas de dívidas públicas, altas taxas de desemprego, desvalorização de imóveis e acesso limitado a crédito.
Tudo isso leva a crer que uma segunda crise internacional pode ocorre em breve, segundo o vice-presidente da Gartner Ken McGee. Para ele, somente essa possibilidade já é suficiente para que o CIO crie um plano para o caso de haver uma retração nos negócios globais.
McGee informa, no entanto, que a maior parte dos gestores de TI não tem uma estratégia para responder a uma segunda crise. Contudo, apresentam um conhecimento prático - graças à recente recessão - para lidar com ela, o que pode representar uma vantagem, na visão do especialista.
Assim, o Gartner recomenda que os CIOs devam tomar alguns passos para contornar uma possível crise nos próximos 12 a 18 meses:
Convoque os principais executivos da empresa para discutir a futura crise – o líder de TI deve tomar a iniciativa de reunir os altos gestores para debater as linhas de ação da companhia na eventualidade de uma recessão
Mantenha o foco no ano fiscal atual – Todos os projetos de tecnologia agendados e aprovados de acordo com o orçamento anual devem ser categorizados com a ajuda dos executivos, de forma que o CIO saiba quais podem ser adiados ou cancelados em caso de necessidade.
Detalhe, também, ações para o próximo ano fiscal – Uma vez que todos os projetos do ano fiscal atual foram mapeados e classificados, faça o mesmo com os do próximo ano. Neste caso, o cuidado deve ser maior, pois a empresa deve levar em conta todos os contratos com fornecedores que estão ou estarão em vigência.
Descentralize o orçamento para projetos em 2011 – CIOs devem fazer com que os executivos de todas as unidades de negócios assinem documentos afirmando o entendimento sobre o custo único para seus projetos de 2011 e os custos recorrentes anuais que os projetos requerem para a manutenção.
Descentralize o orçamento para aplicações existentes – Os CIOs devem compilar, também, um inventário de aplicações existentes mantidas pela equipe de tecnologia, estimar um custo anual para a manutenção de cada uma delas e associá-las às unidades de negócios que as utilizam. Feito isso, o líder de TI deve fazer com que o responsável por cada unidade de negócios assine um documento, concordando com os custos.
Site: Computerworld
Data: 09/07/2010
Hora: 10h32
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/07/09/gartner-alerta-mercado-deve-antecipar-se-a-um-possivel-crise/