Governos devem investir em tecnologia da informação

19/07/2010

O século 21 será marcado pela evolução da internet e do setor eletrônico. Quem não acompanhar essa tendência perde espaço principalmente na prestação de serviços. O papel e a participação do governo no setor de tecnologias informação (TI) foi tema da conferência O Futuro do Governo Eletrônico, promovida ontem (15) pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Cerca de 60 pessoas participaram do encontro que teve como palestrante o diretor-executivo da International Governance Solutions (IGS), Guido Bertucci. A IGS é uma organização que desenvolve soluções para facilitar a governança. De acordo com Bertucci, o governo eletrônico é uma importante ferramenta para remover as camadas de burocracia no setor público.

Para isso é preciso haver mudanças na administração. “Primeiro é preciso mudar a cultura hierárquica dentro das instituições. Quem ocupa um cargo mais elevado precisa entender que os mais jovens têm muito a contribuir. A participação de todos os funcionários e da população é fundamental”, disse Bertucci.

O segundo desafio, especificamente no caso brasileiro, é criar um único banco de dados. Por ser um País muito populoso esse pode ser um a barreira mais difícil de ser superada. A solução apontada pelo especialista é a integração entre os diversos braços do governo. “Esse é um caminho sem volta. A procura por serviços e informações pela internet cresce a cada minuto”, contou o diretor-executivo do IGS.

O governo, segundo Bertucci, não deve se limitar a apenas prestar serviços. O desenvolvimento de aplicativos e ferramentas pode ajudar a desenvolver o mercado interno. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 75% da população mundial termine este ano com acesso a um dispositivo com internet wi-fi. “O desenvolvimento de ferramentas, principalmente para celulares smartphones, é um mercado promissor. Dominar esse conhecimento e torná-lo público pode impulsionar um País”, destacou.

Países como Bélgica, Coreia do Norte e Suíça são exemplos em governança eletrônica. Na Bélgica cada cidadão tem um cartão de identificação para acessar qualquer informação das agências do governo.

Site: Ministério da Ciência e Tecnologia
Data: 16/07/2010
Hora: 8h
Seção: Notícias MCT
Autor: ------
Link: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/322073.html