AMD encerra trimestre com prejuízo líquido de US$ 43 milhões

19/07/2010

Um dos fatores que contribuiu com o prejuízo foi o spinoff da Global Foundries, que gerou perdas de US$ 120 milhões.

Depois de uma sequência de dois trimestres consecutivos de resultados positivos, a Advanced Micro Devices (AMD) divulgou, na última quinta-feira, (6/7), prejuízo líquido de 43 milhões de dólares - o equivalente a perda de 6 centavos de dólar por ação -, no segundo trimestre fiscal de 2010.

O resultado negativo, contudo, ainda fica bem acima do mesmo trimestre de 2009, quando a companhia reportou perdas de 330 milhões de dólares.

Um dos fatores que contribuiu para o resultado negativo foi o spinoff (separação) da fabricante Global Foundries, que resultou em perdas equivalentes a 120 milhões de dólares. Excluído esse prejuízo, a empresa relata lucro da ordem de 83 milhões de dólares.

No período, a fabricante de chips teve um faturamento total de 1,65 bilhão de dólares, aproximadamente 25% a mais do que o 1,18 bilhão registrado no mesmo período fiscal de 2009. Os resultados superaram as expectativas dos analistas da Thomson Reuters, que estimavam receita de 1,55 bilhão para a AMD no trimestre.

De acordo com o CEO da fabricante de chips, Dirk Meyer, a robusta demanda por produtos voltados ao mercado de mobilidade, somada à entrada da Sony para a carteira de clientes, possibilitou os ganhos. Meyer também cita que fabricantes de PC, como a Lenovo, a HP e a Acer passaram a adotar as CPUs AMD em uma linha maior de produtos.

Durante o segundo trimestre a AMD anunciou processadores com três e com quatro núcleos da família Phenom II. Outro lançamento da companhia foram CPUs de baixa voltagem, como o Athlon II Neo e o Turion II Neo, voltadas aos laptops ultrafinos.

Para competir com a Intel no mercado de servidores, a AMD apresentou chips de baixo custo. O que incluiu novos microprocessadores da linha Opteron 4100 para servidores baseados em cloud computing. Entre essas CPUs, uma versão chega ao mercado por menos de 100 dólares.

Site: Computerworld
Data: 16/07/2010
Hora: 10h57
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/07/16/AMD-reporta-prejuizo/