O The Green Grid criou quatro categorias diferentes e que têm como intuito permitir avaliações e comparações mais precisas.
Nesta semana, o The Green Grid - consórcio global de companhias de TI e profissionais voltados a estimular o uso eficiente de energia - publicou a criação de uma metodologia para medir e relatar o PUE (Power Usage Effectiveness). Este último, um padrão voltado a analisar o consumo energético dos data centers. O objetivo, informa a entidade, é permitir a comparação de performance entre diferentes empresas.
Para definir a metodologia, que contempla quatro diferentes versões, no início de 2010, o The Green Grid uniu-se ao departamento federal de energia elétrica dos Estados Unidos e ao programa Energy Star, mantido pela agência de proteção ambiental do país. A elaboração também teve participação do Uptime Institute.
“As recomendações foram desenvolvidas com o intuito de auxiliar a indústria a interpretar de maneira harmoniosa as métricas de eficiência e subsidiar o diálogo com foco voltado a otimizar o consumo de energia elétrica”, afirma o grupo no comunicado oficial, no qual constam as regras para os quatro padrões de medição definidos: PUE Categoria 0, PUE Categoria 1, PUE Categoria 2 e PUE Categoria 3.
Site: Computerworld
Data: 16/07/2010
Hora: 17h31
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/07/16/entidade-cria-padrao-para-medir-uso-de-energia-nos-data-centers/