Venture criada entre a Siemens e a Nokia assume a infraestrutura presente em países como a China.
A Motorola encontrou um comprador para divisão de redes sem fio. Nesta segunda-feira (19/7), a Nokia Siemens Networks anunciou que vai desembolsar 1,2 bilhão de dólares pela operação.
Pelo acordo, a Motorola continua a ser responsável pelas patentes ligadas à infraestrutura wireless e pela plataforma iDEN, utilizada por operadoras norte-americanas, como a Spring Nextel. A Nokia Siemens, por outro lado, vai incorporar toda a fabricação dos equipamentos - que inclui linhas GSM, CDMA, WCDMA, WiMax e LTE (4G) - e uma base de aproximadamente 50 clientes.
A Motorola foi uma exceção no segmento de mobilidade, ao produzir celulares e fornecer a infraestrutura de redes sem fio. A maioria dos outros competidores fragmentou os serviços.
No caso da Ericsson, por exemplo, a empresa manteve a rede, mas se uniu à Sony para a fabricação dos aparelhos. Já a Alcatel se livrou da parte de fabricação de handsets e a Siemens saiu dos dois segmentos, ao vender sua subsidiária de telefonia móvel e a formar a joint venture com a Nokia na área de redes.
Assim que a transação for concretizada, cerca de 7,5 mil funcionários da Motorola devem ser transferidos para a Nokia Siemens Networks. A previsão para isso acontecer é até o final do ano, dependendo apenas de aprovações dos órgãos reguladores.
Site: Computerworld
Data: 19/07/2010
Hora: 9h54
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/07/19/nokia-siemens-networks-compra-infraestrutura-sem-fio-da-motorola-1/