Nota Carioca - Palestra sobre questões técnicas da NFS-e é um sucesso

20/07/2010
A palestra realizada pelo SEPRORJ, com apoio de Assespro, foi um sucesso. Em auditório lotado, Márcio Luiz, subsecretário municipal de Fazenda, e Fernando Braga, da Tiplan, puderam explicar detalhes sobre a operacionalização da Nota Carioca, que começa a valer em 1º de agosto para as empresas com faturamento bruto igual ou superior a R$ 240 mil.

A estimativa é de cem mil prestadores de serviços passem a usar o sistema da NFS-e, sendo que 80% emitirão direto do site e 20% via lote (arquivos .txt e .xml e web service). A prefeitura espera um volume de emissão de cinco bilhões de notas fiscais eletrônicas por mês. Fernando Braga, da Tiplan, falou dos benefícios da Nota Carioca, como a automatização, a flexibilidade, por poder trabalhar off line e fazer consultas personalizadas, da segurança e integração, além da facilidade de integração, pois a Prefeitura do Rio disponibilizou o modelo de envio de arquivos .txt.

O representante da Tiplan detalhou o uso de cada tipo de importação, fez comparações e aconselhou o uso do modelo .txt inicialmente para os prestadores que nunca usaram o modelo .xml, por ser de mais fácil adequação (veja mais detalhes no link abaixo). Fernando Braga também sugeriu que os prestadores mandem as RPSs referentes a um período fechado, como um dia, uma semana.  Ele ainda adiantou aos presentes no auditório do SEPRORJ que está sendo programado um sistema que possibilitará a emissão automática da Nota Carioca após o envio do RPS, e que esse sistema deverá estar disponível no início de agosto.

Os participantes puderam tirar dúvidas específicas da emissão de RPS, como emitir RPS de correção, antes de geração da guia e souberam como o sistema da NFS-e realiza a substituição das informações.

Quem não conseguiu participar da palestra pode ter o conteúdo da apresentação realizada no link abaixo.

Clique aqui para fazer o download da apresentação.