Quando conectado à porta USB, aparelho impede que transações bancárias via web sejam autorizadas sem o consentimento do usuário.
A IBM anunciou, esta semana, um dispositivo de segurança que, segundo a empresa, irá proteger as transações feitas por internet banking e impedirá que transferências bancárias sejam feitas mesmo que a máquina esteja infectada.
A tecnologia, denominada Zone Trusted Information Channel (ZTIC), consiste de um aparelho que se conecta à porta USB e usa o padrão X.509 de criptografia, a fim de criar um canal de segurança com os servidores dos bancos – todos os dados entre o micro e o internet banking são codificados e enviados por meio do ZTIC.
O aparelho é plugado ao computador e permite que os usuários verifiquem suas contas e autorizem qualquer transação requisitada ao selecionar a opção “sim”. Caso contrário, a ação será bloqueada. O uso do ZTIC não se sobrepõe às aplicações desenvolvidas pelos próprios bancos, apenas aumenta o rigor do sistema de segurança em momentos críticos, como quando transferências de fundos são requisitadas.
“O computador é essencial, pois é onde as aplicações de internet banking funcionam”, afirma Doug Dykeman, gerente do grupo de pesquisa “Blue Z” da IBM, sediado em Zurich, na Suíça, responsável pelo projeto. “Nós não queremos mudar isso”, completa.
O que a IBM quer realmente mudar é o modo como os criminosos virtuais facilmente exploram a máquina do usuário a partir de vírus e cavalos-de-Troia, realizando transferências fraudulentas para suas próprias contas bancárias.
“O PC jamais será perfeitamente seguro. O que queremos com o ZTIC parte da premissa de que os clientes não deixarão de usá-lo, mesmo que não possam confiar completamente nele”.
Assim, o dispositivo ficaria responsável por proteger as operações de internet banking, utilizando um modelo de codificação baseado em certificados aceitos e se conectando a um servidor com uma lista de contas autorizadas a receber pagamentos.
“Depois de autorizar determinada operação, as próximas transferências para essa conta não terão de ser verificadas, afirma Dykeman. “O ZTIC é basicamente um intermediário entre o usuário de um lado, e a aplicação de internet banking do outro. O servidor irá interagir com o ZTIC, e este pedirá ao cliente que confirme a operação”.
O banco suíço UBS será o primeiro a usar o sistema. Desde março deste ano a empresa já vinha oferecendo o dispositivo ao mercado. Agora, no entanto, a IBM inicia seu plano de tornar o ZTIC disponível globalmente e também avisa que a tecnologia poderá ser usada em outros meios além do internet banking.
Site: IDG Now!
Data: 19/07/2010
Hora: 20h
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/07/19/ibm-anuncia-dispositivo-que-aumenta-seguranca-de-internet-banking/