Placas-mãe de servidores Dell podem conter malware

22/07/2010

Problema parece ser limitado a poucas unidades. No fórum da companhia existe uma série de mensagens de clientes preocupados.

A fabricante de computadores Dell está alertando os clientes sobre a presença de malware em “algumas poucas” unidades de placas-mãe da série de servidores PowerEdge R410.

“A questão envolve um número limitado de placas-mãe PowerEdge enviadas aos clientes. Essas placas podem conter um programa malicioso no firmware de gestão de servidores, integrado às placas”, afirma uma mensagem em um fórum de suporte de produtos Dell e respondida pela empresa.

A resposta da Dell veio depois de um cliente informar que um técnico da empresa havia agendado um horário para livrar o servidor da presença do malware.

Provavelmente esse problema não compromete a segurança dos clientes com o hardware instalado. “Até o presente momento, não fomos informados sobre a presença da infestação em qualquer servidor”, diz o post.

Somente equipamentos com sistemas Windows são afetados pelo malware, o qual não está presente nas novas placas mãe, baseadas no PowerEdge, afirma a mensagem.

Uma série de clientes da Dell tem entrado no fórum de discussões da companhia para questionar os motivos de  um técnico ter de ir até a empresa para realizar a limpeza. "No caso de uma correção de firmware, por que não executar uma atualização pela internet", pergunta um usuário. Também surgem perguntas sobre o que exatamente esse malware faz no sistema.

A infecção não é endêmica. Com isso, qualquer servidor munido com placas-mãe da série R410 PowerEdge pode estar com o spyware rodando na máquina.

Site: Computerworld
Data: 21/07/2010
Hora: 13h57
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/07/21/placas-mae-de-servidores-dell-podem-conter-malware/