Companhia anunciou um lucro líquido de 3,25 bilhões de dólares, 78% superior ao mesmo período de 2009; vendas atuais indicam tendência de crescimento dos números.
Após apresentar bons resultados na última terça-feira (20/7), sobre último trimestre fiscal (Q3) deste ano, a Apple pode se superar ainda mais no futuro, segundo o vice-presidente de pesquisas da consultoria ChangeWave, Paul Carton. A companhia registrou lucro líquido de 3,25 bilhões de dólares, 78% superior ao número do mesmo período de 2009. Na comparação dos períodos, a receita cresce 61%, de 9,7 bilhões dólares para 15,7 bilhões de dólares.
A polêmica em torno da antena do iPhone 4 pode levar a crer que as vendas serão afetadas, mas Carton não concorda. "Mais da metade dos compradores de smartphones disseram que irão escolher um iPhone, o que pode representar uma grande demanda para os próximos meses".
Os números de Carton são baseados em pesquisa da ChangeWave, que entrevistou mais de 4 mil consumidores, 16,4% dos quais planejam comprar um smartphone nos próximos 90 dias. Se a tendência do último trimestre fiscal divulgado permanecer, o analista pode ter razão. No período, 8,4 milhões de unidades do equipamento foram vendidas, índice 61% superior ao mesmo trimestre de 2009.
A chegada do iPad no mercado também reforça a crença. Nos primeiros 80 dias no mercado, 3 milhões de unidades foram vendidas, demonstrando o potencial do produto. Além disso, o equipamento já conquistou 16% do mercado de leitores digitais, atrás do veterano Kindle (62%) e já superando o Sony Reader (10%).
Apple está confiante
Durante o anúncio dos resultados, o COO da Apple, Tim Cook, disse que 80% das empresas relacionadas na lista da Fortune com as 100 principais, estão implantando ou planejam testar o iPhone, e 50% estão fazendo o mesmo com o iPad.
O executivo disse também que o mercado internacional será outra fonte de crescimento. "Nos últimos anos, a Apple tem focado o mercado da América do Norte e Europa Ocidental, o que significa que a companhia ainda tem um grande potencial de expansão em outras regiões", disse. Mais da metade da receita atual (52%) foi obtida com as atividades nos Estados Unidos.
Apesar disso, As vendas de Macs na região Ásia-Pacífico cresceram 73% na China, 144% na Coréia do Sul e 184% em Hong Kong. "Nós quase dobramos as vendas, além de liderar o mercado de smartphones no Japão", informou Cook.
Macs
Outra surpresa no relatório foi o recorde de vendas dos Macs. Foram vendidos 3,47 milhões durante o período, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior, superando os 22% da taxa de crescimento da indústria de PCs.
Com isso, seria possível as vendas do iPad afetarem as vendas do Mac? Segundo a companhia, ainda é muito cedo para afirmar isso, no entanto nem todos concordam.
“As vendas do tablet afetarão apenas o mercado de netbooks, no qual a Apple não participa. Não acho que afetará o mercado de notebooks", disse Baker.
Site: Computerworld
Data: 22/07/2010
Hora: 14h51
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/07/22/segundo-analista-apple-crescera-mais-nos-proximos-meses/