Gigante dos softwares e fabricante de microprocessadores assinam acordo que amplia a antiga parceria entre as duas empresas.
A Microsoft e a ARM, fabricante britânica de microprocessadores, assinaram nesta sexta-feira (23/7) um acordo de licenciamento, no qual ficou estabelecido que a gigante dos softwares terá acesso total à arquitetura dos chips desenvolvidos pela empresa do Reino Unido.
Antes do pacto firmado, só a Qualcomm, fabricante norte-americana de chipsets para dispositivos móveis, e a Marvell, produtora de equipamentos de rede e armazenamento, tinham acordo parecido.
A parceria não é nova; existe desde 1997, quando as empresas começaram a trabalhar juntas na construção de dispositivos móveis com processadores ARM e sistema operacional Windows. É a primeira vez, no entanto, que a sociedade chega a este nível de colaboração.
Especula-se que a nova licença será útil à Microsoft no desenvolvimento de versões do Windows que funcionem perfeitamente com processadores ARM, que, atualmente, equipam principalmente smartphones.
“A ARM é uma importante parceira, pois usamos sua arquitetura em diversos produtos de empresa, com destaque para o Windows Phone e o Windows Embedded”, afirmou KD Hallman, gerente geral da Microsoft.
O CTO da ARM, Mike Muller, concordou com Hallman e ainda ressaltou a importância do acordo para a companhia fundada por Bill Gates.
“Com a licença de arquitetura, a Microsoft estará na vanguarda na otimização da tecnologia ARM para uma ampla gama de negócios, abarcando diversas áreas de aplicação”, concluiu.
Site: IDG Now
Data: 23/07/2010
Hora: 15h41
Seção: Mercado
Autor: Carrie-Ann Skinner
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/07/23/microsoft-tera-acesso-total-a-arquitetura-dos-chips-arm/