A Comissão Europeia dará início a uma série de investigações para verificar denúncias contra a IBM por abuso dos privilégios no mercado de mainframes. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26/07. A entidade analisará duas alegações de infração das regras antitruste. Nos dois casos, a IBM é apontada por monopolizar o mercado de mainframes.
O primeiro caso tem relação ao pedido dos fornecedores de soluções de emulação de softwares T3 e Turbo Hercules. De acordo com eles, a IBM estaria vinculando o hardware utilizado nos mainframes ao seu próprio sistema operacional. Os programas emuladores permitem aos computadores rodar software normalmente não suportado por determinados conjuntos de software.
Na segunda denúncia, a IBM é acusada pela própria Comissão Europeia, a qual alega que a fornecedora está praticando um comportamento discriminatório nas relações com fornecedores e prestadores de serviço de manutenção de mainframes.
A acusação surge dias depois de a IBM ter anunciado um investimento de US$ 1,5 bilhão no desenvolvimento de uma nova arquitetura de mainframe, equipamentos que voltaram a ter força no mercado com a tendência de consolidação de servidores.
Site: Convergência Digital
Data: 26/07/2010
Hora: 12h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23256&sid=5