Durante o Consegi 2010, será realizado o “Encontro Sebrae de Empreendedores de TICs”. Coordenado pelo Sebrae, ele oferecerá oficinas de computação em nuvem, de portais com Zope Plone, de sistemas para convênios e da plataforma Demoiselle, com a proposta de debater sobre os novos cenários que estão surgindo com a consolidação da computação em nuvem no mundo e no Brasil. O tema deste encontro será: “Alternativas e Oportunidades para o Fomento de Projetos e Iniciativas de Uso de Software Livre e Computação em Nuvem". A organização do Consegi contará com a presença de empreendedores com o objetivo de promover debates sobre inovação e, para avaliar oportunidades e fomentar a criação de parcerias.
Serão discutidos os seguintes temas:
- Como aproveitar a alocação dinâmica e eficiente de infra-estrutura computacional oferecida pela computação em nuvem como forma de diminuir o custo inicial e a informatização de pequenos e médios negócios?
- Que oportunidades se apresentam com os novos serviços provenientes da estrutura disponível na nuvem?
- É viável a criação de nuvens comunitárias, frutos de um consórcio entre empresas, que permitam ter uma estrutura compartilhada para prestação de serviços?
A meta deste encontro é estimular novas formas de pensar sobre uma tecnologia que poderá impactar profundamente a dinâmica da gestão do negócio pela maior facilidade de acesso a recursos de TIC.
Este modelo representa uma inovação que se apresenta tanto no que diz respeito à disponibilização de infraestrutura de TI quanto aos serviços cuja infraestrutura estará armazenada na nuvem. A inovação está na proposição deste novo paradigma de TI que oferece, para as pequenas e micro empresas, serviços e capacidade computacional através da nuvem, atendendo a sua demanda de acordo com as suas necessidades.
Nesta nova realidade, o software como serviço (SaaS) passa a ser o foco, e o acesso a ele fica universalizado através da web. Então, tanto o usuário final quanto aquele que disponibiliza este serviço terão uma forma de negócio nova baseada no uso e não mais em aquisição de infraestrutura.
Desta forma, ao adequar seu custo a realidade do negócio, estaremos facilitando o planejamento das despesas e diminuindo o investimento necessário. Com o aumento da oferta de “poder computacional”, a adoção de sistemas de apoio a gestão, como um serviço disposto via infraestrutura da nuvem, ficará ao alcance do empreendedor e permitirá agregar valor à sua atividade tornando a operação mais segura e duradoura.
O encontro será promovido para um público de cem pessoas em uma área reservada, saguão do Bloco A, na ESAF que será identificada como "Espaço Sebrae" e ocorrerá no dia 18 de agosto a partir das 9h.
Confirme sua presença com:
- Luiz Aldabalde (Serpro/RJO) - (21) 9997-9099 ou e-mail [email protected]
- Adriano Martins (Serpro/BSA) - (61) 9154-2709 ou pelo e-mail [email protected]
Mais informações: www.consegi.gov.br