Entidade libera versão em português da certificação CMMI

02/08/2010

Para o diretor-executivo da ISD Brasil, a tradução deve ser um facilitador para as empresas brasileiras interessadas em obter o certificado voltado a atestar a qualidade no desenvolvimento de software.

As empresas brasileiras de TI interessadas em obter a certificação internacional Capability Maturity Model Integration for Development (CMMI-DEV), que atesta a qualidade no desenvolvimento de software e prestação de serviços, já podem consultar toda a documentação em português.

A versão traduzida foi homologada e liberada na internet pelo Software Engineering Instituto (SEI), órgão da universidade norte-americana Carnegie Mellon, responsável pela emissão do selo, que se tornou uma referência, principalmente para as empresas interessadas em atuar no mercado internacional

A versão em português do CMMI-DEV foi traduzida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e revisada pela ISD (Integrated System Diagnostics) Brasil. Esta última, uma consultoria internacional que ajuda as empresas a se preparar para a obtenção da certificação e comprova que as credenciadas seguem práticas que garantem a qualidade e a produtividade de seus produtos e serviços.

Até agora, o modelo CMMI-DEV contava com versões em alemão, francês, espanhol, japonês e chinês e que agora estará disponível também em português. Para o diretor-executivo da ISD Brasil, Carlos Caram, a tradução deve ser um facilitador para as empresas brasileiras que, muitas vezes, se deparavam com termos técnicos que geravam dúvidas na hora de seguir as práticas recomendas pelo SEI.

O CMMI-DEV é uma das categorias do CMMI (Capability Maturity Model Integration), modelo que descreve princípios e práticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços tecnológicos. O objetivo dessa prática é ajudar as organizações a implantar disciplinas no desenvolvimento de software, que consideram desde caminhos previsíveis até os mais caóticos com a possibilidade de melhoria contínua.

Considerado um passaporte para as empresas de TI que querem exportar para outros mercados, como Estados Unidos e Europa, a CMMI avalia a maturidade do desenvolvimento de software em cinco estágios, que vão do 1 ao 5.

Caram destaca que hoje, no Brasil, apenas quatro prestadoras de serviços de TI atingiram o nível máximo (5) do CMMI.

Quanto às categorias da certificação, hoje o modelo conta com, além do CMMI-DEV, outras duas categorias: CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), que certifica os processos de aquisição e terceirização de bens e serviços; e CMMI for Services (CMMI-SVC), para prestadoras de serviços.

Site: Computerworld
Data: 30/07/2010
Hora: 15h40
Seção: Gestão
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/07/29/entidade-libera-versao-em-portugues-da-certificacao-cmmi/