Entre os principais acordos, a empresa firmou uma aliança com a SAP, a partir da qual já contabiliza 23 potenciais projetos e oportunidades no segmento de indústria.
No último ano fiscal, encerrado em março, a subsidiária brasileira foi a quinta geografia com melhor resultado para a Compuware, fornecedora de soluções para gestão de TI. E as expectativas são de que os números sejam ainda mais promissores, informa o vice-presidente da empresa para América Latina, Takahiko Yoshida. Ele afirma que, desde março, a subsidiária brasileira ampliou em cerca de 25% sua equipe, para suportar o crescimento projetado para os próximos meses.
“Só nos primeiros seis meses de 2010, tivemos um aumento de mais de dois dígitos nas vendas das linhas de monitoramento de performance e disponibilidade”, afirma Yoshida, que acrescenta: “Os resultados estão fora da curva.”
Para manter esse ritmo, uma das apostas da Compuware no Brasil é se apoiar em parcerias estratégicas para ampliar sua base de clientes, que hoje está concentrada em cerca de 120 empresas de grande porte, das áreas de finanças, telecomunicações e governo.
Como exemplo de alianças estratégicas, o vice-presidente cita o caso do acordo mundial com a SAP e que, desde o início deste ano, tem sido replicado no mercado brasileiro. “Pela parceria, nós oferecemos para as empresas o monitoramento das aplicações [da SAP], com base em performance e disponibilidade”, detalha o executivo.
Ainda segundo Yoshida, dos 30 novos projetos previstos para a linha Vantage (de gerenciamento do desempenho de aplicações), 23 deles são relacionados a novos clientes provenientes da parceria com a SAP. Além disso, ele informa que a aliança tem possibilitado que a Compuware atinja o segmento de indústria e que, até então, não era atendido pela empresa.
Também na linha de parcerias estratégicas, o executivo informa que, em algumas semanas, deve iniciar uma oferta de soluções casadas com a Cisco. “Eles estão lançando produtos baseados em UCS (Unified Computing System ou sistema de computação unificada) e a Compuware vai entrar na camada de software e de monitoramento”, detalha o vice-presidente. Ele projeta que os primeiros resultados efetivos do acordo só serão sentidos no faturamento do próximo ano fiscal.
Outra aposta da Compuware no Brasil é explorar o portfólio da Gomez, que foi adquirida pelo grupo no final de 2009, para ampliar sua presença no mercado. A principal solução oferecida pela companhia é uma plataforma que permite otimizar a performance, disponibilidade e qualidade de aplicações na internet e em dispositivos móveis. O que, de acordo com Yoshida, coloca a empresa no mercado de cloud computing (computação em nuvem). "Até o final do nosso segundo trimestre fiscal (encerrado em setembro), devemos fechar o primeiro contrato no País", conclui.
Site: Computerworld
Data: 03/08/2010
Hora: 12h26
Seção: Negócios
Autor: Tatiana Americano
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/03/compuware-se-apoia-em-parcerias-para-crescer-no-brasil/