TIM mira classes C e D e reforça Internet móvel para "roubar" clientes das Lan Houses

04/08/2010

Atenta a uma receita média estimada em R$ 20,00/mês - custo dedicado no orçamento das classes C e D para o consumo de Internet nas lan houses - a TIM concentrará a sua atenção no segundo semestre na criação de produtos voltados para esse perfil de usuários. Um dos atrativos será o de liberar o acesso às redes sociais.

Ideia é repetir com a Web, a proposta alcançada com o DDD, onde a TIM registrou um forte crescimento do MOU (minutos por usuário). Vendas de chip avulso foram destaque na receita do 2º trimestre. Em teleconferência para a imprensa, realizada nesta terça-feira, 03/08, para a divulgação dos resultados do trimestre, o presidente da TIM, Luca Luciani, reforçou que a operadora manterá a sua estratégia de ir ao ataque para ampliar a sua base de clientes.

O alvo continua sendo a migração do tráfego fixo pelo móvel, mas a oferta de dados no celular - independente da base de modems 3G - ganha especial destaque, principalmente, quando se fala das classes de menor poder aquisitivo.

Luciani admite que a TIM, neste segundo semestre, lançará novas opções para fortalecer o acesso à Internet via browsing de celular. O alvo é conquistar os clientes que usam as Lan Houses. A popularização dos smartphones e a redução dos preços dos terminais impulsionam a iniciativa.

"Não podemos ainda revelar as nossas estratégias, principalmente, na questão da tarifação. Mas nos orçamentos das classes C e D, as lan houses já aparecem com forte destaque. Por que não trazer esse usuário para a telefonia móvel? O celular está à mão e pode facilitar esse acesso às redes sociais como o Orkut, MSN e Twitter", afirmou, sem no entanto, adiantar datas para o lançamento dos primeiros produtos voltados para esse público.

No primeiro semestre, a TIM investiu pouco mais de R$ 1 bilhão para reforçar a sua infraestrutura de rede. Para o segundo semestre, Luciani garantiu o aporte de R$ 1,5 bilhão, para manter o cronograma de R$ 2,5 bilhões para investimentos em 2010. Nele, a parte da transmissão - ainda considerado o ponto crítico para expansão da oferta de dados - mantém a prioridade de aportes.

O executivo exaltou os resultados obtidos pela operadora no segundo trimestre de 2010 - A base de usuários alcançou 44,4 milhões, um crescimento de 17% sobre igual trimestre de 2009, registrando 2,1 milhões de adições líquidas no segundo trimestre.

No período, a TIM capturou 34% do total de novas linhas do setor, e alcançou 24% de participação total. Luciani ressaltou a importância da Intelig, que n o período, obteve uma receita 26% maior que em igual período de 2009. "Acreditamos que a Intelig terá um papel ainda maior nos resultados da TIM ao longo do segundo semestre. Ela reduz consideravelmente os nossos custos de aluguel de linhas e de unbundling", observou.

A margem EBITDA da TIM cresceu de 5,6% para 13,2% do primeiro para o segundo trimestre deste ano. O lucro líquido consolidado (Tim+Intelig) da Companhia atingiu R$ 101 milhões. O lucro líquido da móvel (excluindo Intelig), o resultado ficou em R$106.7 milhões, versus um prejuízo de R$ 15.2 milhões no 2T09. As vendas de chip avulsos totalizaram ainda 70% do volume comercializado no período.

Site: Convergência Digital
Data: 03/08/2010
Hora: 13h15
Seção: Internet
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23333&sid=4