Gartner informa que os investimentos relacionados a Capex serão de 17,7% maiores do que as companhias tinham previsto no final do ano passado.
O momento econômico favorável da América Latina tem refletido no orçamento de TI das empresas da região. Em resposta, os investimentos em tecnologia da informação para 2010 devem superar as projeções iniciais. A constatação faz parte de um recente relatório da consultoria Gartner.
Quando comparadas as previsões que as companhias latino-americanas tinham feito em dezembro de 2009 com os orçamentos atuais de TI, a Gartner estima que os gastos operacionais (Opex) serão 6,3% mais altos do que as previsões iniciais, enquanto que os demais investimentos (Capex) superarão em 17,7% os números anunciados no final do ano passado.
“O fato de no Brasil e em outros países da América Latina ser um ano eleitoral deve ter influenciado nessa média”, analisa a vice-presidente do programa executivo do Gartner, Ione Coco. Isso porque, segundo ela, há uma tendência de as empresas ligadas ao governo acelerarem os investimentos em TI antes das eleições.
Ione destaca também que os números latino-americanos são bem mais positivos do que a média global. De acordo com o relatório, no mundo, as organizações vão reduzir em 1,3% os custos operacionais de TI – se comparado ao que tinha sido previsto no final de 2009 – e tendem a incrementar em 3% o Capex.
Quanto às verticais da indústria que mais contribuíram com esses números, a consultoria aponta que educação e saúde representam os setores nos quais os cortes dos custos operacionais foram mais acentuados. Enquanto que as empresas de governo, saúde e utilities se destacaram pelo aumento dos investimentos incrementais.
Site: Computerworld
Data: 03/08/2010
Hora: 11h20
Seção: Negócios
Autor: Tatiana Americano
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/03/orcamentos-de-ti-em-2010-superam-projecoes-de-empresas-da-al/